Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia iniciou a sua ofensiva mas não tem munições suficientes, diz Kyiv

O diretor dos serviços secretos militares ucranianos afirmou hoje, na edição ucraniana da revista Forbes, que Moscovo já iniciou a esperada "grande ofensiva" no leste da Ucrânia, mas faltam-lhe mísseis e munições para alcançar os seus objetivos estratégicos.

Rússia iniciou a sua ofensiva mas não tem munições suficientes, diz Kyiv
Notícias ao Minuto

15:42 - 22/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"A grande ofensiva que eles têm em mente já está em marcha", declarou Kyrylo Budanov, apesar de esta ser, acrescentou, pouco percetível devido às carências em matéria de armamento e de munições das forças russas.

Segundo o responsável máximo dos serviços secretos militares ucranianos, "o objetivo estratégico de Moscovo é chegar antes de 31 de março às fronteiras administrativas das regiões de Lugansk e Donetsk", dois territórios do leste da Ucrânia que a Rússia parcialmente ocupa e nos quais decorrem os combates mais intensos.

Budanov mostrou-se convicto de que o Kremlin não tem condições para cumprir tal objetivo, dado o ritmo acelerado a que está a esgotar munições e mísseis e ao pouco treino dos novos soldados que mobilizou.

Segundo o responsável, nem a produção da indústria armamentista russa nem as importações iranianas têm capacidade para compensar o desperdício de armamento e munições sofrido pela Rússia em batalhas como a que atualmente se trava pelo controlo da cidade de Bakhmut, na região de Donetsk.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, pelo menos 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 364.º dia, 7.199 civis mortos e 11.756 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: AO MINUTO: EUA vão proteger "cada centímetro da NATO"; Xi vai a Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório