Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

ONU conta mais de 8 mil civis mortos na Ucrânia. "A ponta do icebergue"

As Nações Unidas atualizaram, esta terça-feira, o número de vítimas civis do conflito armado na Ucrânia para 8.006. Mas dados estão aquém da realidade, alerta a ONU.

ONU conta mais de 8 mil civis mortos na Ucrânia. "A ponta do icebergue"

Segundo as Nações Unidas (ONU), já morreram na Ucrânia, desde a invasão russa que iniciou a 24 de fevereiro de 2022, pelo menos 8.006 civis. Há, também, pelo menos 13.287 civis que ficaram feridos como consequência da ação armada do Kremlin, garante a ONU.

“Estes números, que estamos a publicar hoje [terça-feira], revelam a perda e o sofrimento infligidos às pessoas desde o início do ataque armado da Rússia a 24 de fevereiro do ano passado, sofrimento que vi pessoalmente quando visitei a Ucrânia em dezembro. E os nossos dados são apenas a ponta do icebergue”, disse o alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Türk, no comunicado publicado no site oficial deste braço da ONU.

A ONU revela ainda que, numa altura em que se vive uma forte escassez de eletricidade, cerca de 18 milhões de pessoas precisam urgentemente de assistência humanitária e perto de 14 milhões de pessoas foram deslocadas das suas casas.

Cerca de 90,3 por cento das baixas civis foram causadas por armas explosivas com efeitos de ampla área, indicaram as Nações Unidas, incluindo projéteis de artilharia, mísseis de cruzeiro e balísticos e ataques aéreos.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, numa missão por "desnazificar" o país, argumentou o presidente russo, Vladimir Putin.

[Notícia atualizada às 09h52]

Leia Também: AO MINUTO: Biden e Stoltenberg reúnem; Narrativa de Putin "contraditória"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório