Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sanções estão a afetar eficácia militar da Rússia, garantem EUA

As sanções dos EUA e aliados e o controlo das exportações estão a dificultar a eficácia militar da Rússia na Ucrânia, assegurou, esta terça-feira, um alto responsável do Ministério das Finanças norte-americano, acrescentando que vão ser impostas novas sanções em breve.

Sanções estão a afetar eficácia militar da Rússia, garantem EUA
Notícias ao Minuto

20:39 - 21/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O vice-ministro das Finanças (Tesouro), Wally Adeyemo, disse no Conselho de Relações Exteriores em Washington que as sanções dos EUA estão a resultar em perdas militares para a Rússia ao afetar a sua máquina militar, e quando se assinala um ano da invasão militar russa em larga escala ao seu vizinho.

A Rússia é o segundo maior produtor mundial de armamento após os Estados Unidos, mas Adeyemo assinalou que "hoje, a Rússia não consegue produzir armamento para assegurar as suas necessidades básicas e ser um fornecedor para os países que dependem dele".

Mais de 30 países, incluindo os EUA, países da União Europeia, Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão e outros - que representam cerca de metade da produção económica mundial - impuseram um limite de preço ao petróleo russo e derivados, instituíram um controlo às exportações, congelaram fundos do Banco Central russo e restringiram o acesso ao SWIFT, o principal sistema para as transações financeiras globais.

Adeyemo também disse que os EUA planeiam anunciar esta semana sanções adicionais dirigidas à indústria de produção de armamento. O presidente norte-americano, Joe Bidenm reiterou a necessidade de sanções adicionais no discurso que hoje realizou na Polónia.

Responsáveis oficiais também referem que Moscovo está a recorrer à Coreia do Norte e Irão para abastecer a sua máquina militar com drones e mísseis terra-terra.

A invasão russa - justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Após um ano de guerra, UE mantém unidade numa resposta histórica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório