Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Suspeito de assassínio de bispo católico no sul da Califórnia foi preso

Um suspeito de ter assassinado um bispo católico morto a tiro no fim de semana no sul da Califórnia, foi preso, disseram esta segunda-feira as autoridades.

Suspeito de assassínio de bispo católico no sul da Califórnia foi preso
Notícias ao Minuto

22:02 - 20/02/23 por Lusa

Mundo EUA

A pessoa foi presa pelo assassinato do bispo David O'Connell, que foi encontrado na sua casa com um ferimento de bala e declarado morto no local, disse a vice-xerife de Los Angeles, Lizette Falcon.

Falcon adiantou que os detalhes do crime serão divulgados numa conferência de imprensa ao meio-dia, horário do Pacífico.

O bispo David O'Connell, de 69 anos, foi morto a poucos quarteirões da Igreja Católica St. John Vianney, que faz parte da sua arquidiocese, em Hacienda Heights, uma comunidade a cerca de 30 quilómetros a leste do centro de Los Angeles.

O responsável da igreja católica foi encontrado por volta das 13:00 de sábado. Os delegados do xerife foram chamados para aquela zona, segundo um relatório da emergência médica. As autoridades não disseram se o bispo foi o alvo do crime ou se a sua religião pode ter sido um fator.

O'Connell era padre há 45 anos e era natural da Irlanda, de acordo com o Angelus News, o veículo de notícias da Arquidiocese de Los Angeles, a maior do país. Em 2015, o Papa Francisco nomeou-o um dos vários bispos auxiliares da arquidiocese.

A vítima trabalhou no sul de Los Angeles durante anos e dedicou-se à intervenção de gangues, informou o Angelus News. Mais tarde, procurou mediar a paz entre os residentes e as autoridades após o violento protesto de 1992, após um júri ter absolvido quatro polícias brancos de LA do espancamento de Rodney King, um homem negro.

Quase duas décadas depois, O'Connell reuniu a comunidade de San Gabriel Valley para reconstruir uma missão, após um incêndio criminoso e, nos últimos anos, liderou os esforços católicos na região para apoiar crianças e famílias imigrantes da América Central.

Missas em igrejas em toda a região foram dedicadas a O'Connell este domingo. Vizinhos e paroquianos deixaram flores e velas e rezaram o rosário ao lado da fita da polícia em Hacienda Heights. Cerca de 50 pessoas rezaram e cantaram numa vigília na tarde de domingo perto da parte do bairro cercada pela fita que assinala o cenário do crime.

A diocese de Cork and Ross, na Irlanda, onde O'Connell nasceu, ficou chocada com a morte do padre. O bispo Fintan Gavin disse em comunicado que o bispo "sempre manteve a sua conexão com a família e amigos em Cork", com visitas frequentes à Irlanda.

A violência foi a última a abalar os líderes religiosos em Los Angeles. Dois homens judeus foram baleados e feridos na semana passada por um homem armado que, segundo as autoridades, os alvejou por causa de sua fé. O suspeito Jaime Tran foi acusado de crimes federais de ódio.

Leia Também: Homem usa carro de golfe e arma para sequestrar mulher nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório