Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Imagens mostram momento em que novo sismo fez tremer a Turquia

Terramoto foi sentido também noutros países. Nas redes sociais circularam já várias imagens do momento em que o abalo foi sentido.

Imagens mostram momento em que novo sismo fez tremer a Turquia
Notícias ao Minuto

20:52 - 20/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Turquia

Um novo sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter, abalou, esta segunda-feira, a Turquia, especificamente a província turca de Hatay, uma das mais afetadas pelos sismos de 6 de fevereiro, que mataram pelo menos 44 mil pessoas na Turquia e Síria.

Nas redes sociais já começaram a circular inúmeros vídeos, que mostram a intensidade do abalo e o pânico daqueles que o sentiram. 

Sublinhe-se que o sismo atingiu a cidade de Defne pelas 20h04 (17h04 em Lisboa) e foi fortemente sentido nas cidades de Antakya e Adana, a cerca de 200 quilómetros. Além disso, foi relatada uma segunda réplica, de magnitude 5,8, com epicentro em Samanda.

Dados sobre danos ou vítimas permaneciam incertos nos primeiros momentos. Entretanto, foi conhecido que pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas nos dois fortes terramotos, segundo adiantou o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu.

Dados do observatório Kandilli, em Istambul, indicam que o tremor também foi sentido em países vizinhos, como Síria, Jordânia, Israel e Egito.

A agência de notícias estatal da Síria, SANA, informou que seis pessoas ficaram feridas em Aleppo devido à queda de destroços.

A Defesa Civil Síria, que opera nas áreas de oposição ao regime, também conhecida como Capacetes Brancos, relatou que várias pessoas ficaram feridas no noroeste da Síria controlado pelos rebeldes na cidade de Jinderis, uma das cidades mais afetadas pelo terremoto de 6 de fevereiro.

Ahmet Ovgun Ercan, prestigiado geofísico da Universidade Técnica de Istambul, assegurou à estação HalkTV que este terremoto, que estimou de 17 segundos de duração, é um fenómeno normal e antecipou que alguns edifícios já danificados terão desabado.

Desde o terremoto de 6 de fevereiro, praticamente nenhum dos edifícios de Antaquia está habitável, mas há equipas de trabalho de remoção de entulho que podem ter ficado retidas devido a desabamentos.

"Foi terrível, janelas partidas caíram sobre nós. Todos deixaram as lojas em pânico. Com a escuridão ainda não dá para ver o que aconteceu", realçou Ugur Sahin, repórter do jornal BirGün, à Efe por telefone.

Recorde-se que mais de 44 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria na sequência de fortes abalos sísmicos no dia 6: ao terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter - com epicentro em território turco -- seguiram-se várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

[Notícia atualizada às 22h18]

Leia Também: Novo sismo de magnitude 6,4 abala sul da Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório