São Paulo. Pelo menos 24 mortes após fortes chuvas

Centenas de pessoas ficaram desalojadas.

Ihabela, Brasil

© Reuters

Notícias ao Minuto com Lusa
19/02/2023 22:49 ‧ 19/02/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Brasil

O número de mortes na região litoral do estado de São Paulo, no Brasil, devido às fortes chuvas das últimas 24 horas, aumentou para pelo menos 24, de acordo com fontes locais, citadas pelo portal de notícias G1.

Em São Sebastião, a 197 quilómetros de São Paulo, foram contabilizados 23 mortos, segundo o presidente da câmara daquela cidade, Felipe Augusto. Já em Ubatuba, a 220 quilómetros de São Paulo, uma criança de 7 anos morreu num deslizamento de terras.

É de realçar que o governo do estado de São Paulo havia confirmado, até então, 19 mortes. O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

"Até o momento, foram registrados oficialmente 19 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas", lê-se num comunicado oficial. 

Sublinhe-se que desabrigados são pessoas identificados como as pessoas que irão necessitar de abrigo público e desalojados aqueles que se vão deslocar para casas de familiares/amigos.

Pelas 18h00 de hoje de Lisboa, o presidente da Câmara de São Sebastião, Felipe Augusto, citado pelo portal de notícias G1, dava conta que os helicópteros de resgate entretanto acionados não estavam a conseguir chegar à zona mais crítica da cidade. O mesmo acontecendo com carros e barcos, estando os habitantes no local a fazer as buscas.

O autarca revelou que havia várias pessoas presas debaixo dos escombros de casas que foram destruídas pelo temporal e deslizamentos de terras.

Em vários locais do litoral de São Paulo há falhas nas redes de abastecimento de água e de eletricidade, várias estradas cortadas e carros submersos.

O governo de São Paulo explicou que  as chuvas causaram "pontos de alagamento e deslizamentos", havendo algumas vias de acesso à região interditadas. Há já equipas médicas e unidade de saúde a receber e atender a população, além de ações de atendimento aos desalojados.

A pedido do governador, o Exército Brasileiro também "autorizou o emprego de tropas e meios do Comando Militar do Sudeste nas ações de suporte às vítimas das chuvas".

[Notícia atualizada às 23h24]

Leia Também: Pelo menos 3 mortos em São Paulo em deslizamentos devido a chuvas fortes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas