Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Turquia. EUA disponibilizam 100 milhões de dólares de ajuda adicional

Os Estados Unidos vão disponibilizar 100 milhões de dólares de ajuda adicional às vítimas do terramoto que atingiu a Turquia e a Síria, matando milhares de pessoas, anunciou hoje o chefe da diplomacia norte-americana.

Turquia. EUA disponibilizam 100 milhões de dólares de ajuda adicional
Notícias ao Minuto

18:18 - 19/02/23 por Lusa

Mundo Sismo

"Quando vemos a extensão dos danos, o número de prédios, o número de casas que foram destruídas, [percebemos que] vai ser necessário um esforço enorme para reconstruir, e estamos comprometidos em apoiar esse esforço. Juntamos 100 milhões de dólares [cerca de 93,5 milhões de euros] para ajudar aqueles que precisam desesperadamente", afirmou Anthony Blinken, durante uma visita à base aérea de Incirlik, no sudeste da Turquia, citado pela Agência France Presse.

É desta base, onde estão estacionados cerca de 1.500 militares norte-americanos, que sai parte da ajuda humanitária para as zonas atingidas pelo sismo, que fez cerca de 45 mil mortos e mais de 100 mil feridos na Turquia e na Síria.

Segundo a AFP, foi também da base de Incirlik que Anthony Blinken descolou de helicóptero para sobrevoar a devastada província de Hatay.

Entretanto, o Departamento de Estado norte-americano precisou, num comunicado citado pela agência EFE, que o presidente norte-americano, Joe Biden, irá autorizar a transferência de 50 milhões de dólares do Fundo de Emergência para Migrantes e Refugiados. Os restantes 50 milhões serão fornecidos pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Em 06 de fevereiro registou-se um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter - com epicentro em território turco - e a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

A região afetada pelos sismos estende-se por mais de 100 mil quilómetros quadrados.

A Turquia decidiu hoje suspender as operações de buscas e salvamento, 14 dias após o forte sismo, exceto nas províncias mais afetadas de Kahramanmaras e Hatay, anunciou a agência governamental de socorro (Afad).

Segundo um balanço de hoje deste organismo, o sismo que abalou o sul da Turquia e o norte da Síria fez 40.689 mortos na Turquia, enquanto o número de vítimas na Síria ronda os quatro mil.

O chefe da agência governamental de socorro indicou ainda que 105.000 edifícios desabaram ou foram severamente danificados e serão demolidos.

Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 84,5 milhões de dólares (79 milhões de euros) o pedido internacional de ajuda financeira destinado às vítimas destes sismos.

Leia Também: EUA adverte para possibilidade de a China fornecer armas à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório