Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 100 primatas resgatados por suspeita de maus tratos na Colômbia

Mais de cem macacos que estavam a ser utilizados para investigações biomédicas, num centro científico no sudoeste da Colômbia, foram resgatados, por suspeitas de maus tratos aos animais, divulgou esta sexta-feira o Ministério Público colombiano.

Mais de 100 primatas resgatados por suspeita de maus tratos na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:20 - 18/02/23 por Lusa

Mundo Colômbia

A justiça colombiana abriu um inquérito para apurar se há conduta ilícita no centro científico no departamento de Valle del Cauca, que pode incluir crimes contra a vida, a integridade física e emocional dos animais, o meio ambiente e os recursos naturais, bem como da administração pública, destacou esta entidade em comunicado.

Autoridades ambientais, unidades da Polícia Nacional e do Exército Nacional participaram na operação de resgate, que, juntamente com o Ministério Público, recuperaram os 108 macacos que estão agora à responsabilidade da autoridade regional de Valle del Cauca, para serem avaliados por biólogos e veterinários.

"As conclusões das análises permitirão esclarecer o estado de saúde dos animais e as supostas alterações comportamentais", frisou o Ministério Público, indicando que estes resultados serão "relevantes para as investigações em andamento".

A justiça colombiana acrescentou ainda que a investigação permitiu estabelecer que "os animais foram transferidos de La Mojana Sucreña, no noroeste do país, para a sede do centro científico na zona rural de Cali".

No âmbito das fiscalizações efetuadas pelo Ministério Público estão a ser "verificados os métodos e percursos utilizados para transportar os primatas, bem como o estado e condição em que permanecem e são tratados nos laboratórios".

Leia Também: Governo colombiano e guerrilha do ELN em busca de um cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório