Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Síria. Ataque terrorista atribuído ao EI vitima pelo menos 36 civis

O grupo terá realizado ataque que vitimou 36 caçadores na região síria de Palmyra, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos. Os meios locais falam em 53 mortos.

Síria. Ataque terrorista atribuído ao EI vitima pelo menos 36 civis
Notícias ao Minuto

21:16 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Síria

Um ataque terrorista em Sokhna, na região síria de Palmyra, vitimou pelo menos 36 civis. Ataque é atribuído ao Estado Islâmico, disse um monitor de guerra citado pela agência France-Presse (AFP).

O grupo jihadista “matou 36 pessoas na sexta-feira enquanto caçavam trufas em Sokhna, na região de Palmyra”, garantiu o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha.

A mesma instituição disse que alguns dos caçadores conseguiram escapar ao ataque. Segundo a AFP, a televisão estatal síria relatou um número maior de mortos, contando pelo menos 53 pessoas mortas.

"Cinquenta e três pessoas que colhiam trufas foram mortas num ataque de terroristas do Daesh [acrónimo de EI em árabe] a sudeste da cidade de Sokhné, no leste da província de Homs", realçou a televisão estatal da Síria.

O Estado Islâmico não reivindicou, no entanto, a autoria do ataque.

Segundo o mesmo observatório, no passado sábado, dezasseis pessoas, a maioria civis, foram mortas num ataque semelhante contra caçadores, na mesma região.

O EI intensificou os ataques mortais nos últimos meses, apesar da perda dos seus redutos na Síria e dos golpes infligidos pela coligação antijihadista internacional liderada pelos Estados Unidos.

Em abril de 2021, pelo menos 19 pessoas, na sua maioria civis, foram raptadas pelo grupo 'jihadista' numa província do centro do país enquanto procuravam trufas.

A Síria vive uma guerra civil desde 2011, desencadeada pela repressão às manifestações pró-democracia, que resultou em meio milhão de mortos, desalojou milhões e fragmentou o país que enfrenta nas últimas semanas, principalmente no nordeste, as consequências de um devastador terramoto que teve epicentro na Turquia.

Leia Também: OMS aumenta pedido de ajuda à Turquia e Síria para 79 milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório