Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EUA e China não estão a comunicar "infelizmente", diz Casa Branca

Washington lamentou que as linhas de comunicação militar com Pequim estejam fechadas, afastando que o secretário de Estado, Anthony Blinken, visite o país no futuro próximo.

EUA e China não estão a comunicar  "infelizmente", diz Casa Branca
Notícias ao Minuto

20:08 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA/China

As linhas de comunicação entre os serviços militares dos Estados Unidos e da China estão "infelizmente" fechadas, avançou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, na sexta-feira, citado pela Reuters.

"Infelizmente, as linhas militares não estão abertas", disse Kirby, quando falava sobre as conversas entre Washington e Pequim relativamente ao abate de um balão-espia chinês por parte dos EUA. "E isso [o fecho das comunicações] é realmente o que gostaríamos de ver alterado", afirmou o porta-voz, durante um 'briefing' na Casa Branca.

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, tinha planeada uma viagem à China no início deste mês, mas a mesma foi adiada indefinidamente após a polémica em torno do balão abatido. Questionado sobre quando acontecerá esta viagem, Kirby argumentou que ainda "não é a altura certa" para tal.

No passado dia 4 de fevereiro, aviões de combate norte-americanos abateram um balão chinês, na costa da Carolina do Sul, que suspeitaram tratar-se de um dispositivo de espionagem.

Nos dias seguintes, três outros objetos voadores sobrevoaram o Canadá, Alasca e o lago Huron, sendo também abatidos.

Embora os militares acreditem que o balão abatido na Carolina do Sul era um dirigível de vigilância operado pela China, o Governo admitiu que os três outros objetos voadores provavelmente eram balões de propriedade civil.

Leia Também: Estados Unidos concluem recolha de destroços de balão chinês abatido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório