Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Supremo espanhol dá 'nega' a nudismo "obrigatório" em urbanização

O Tribunal Supremo espanhol decidiu em contra de um grupo de proprietários em Almería, na Andaluzia, que queriam instituir a obrigatoriedade do nudismo nas áreas comuns duma urbanização na praia de Vera Playa.

Supremo espanhol dá 'nega' a nudismo "obrigatório" em urbanização
Notícias ao Minuto

18:59 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Afinal, os proprietários residentes numa urbanização em Vera Playa, na região espanhola da Andaluzia, não vão poder impor o nudismo nas áreas comuns da mesma, nem sequer na piscina ou nos jardins, tal como era a sua vontade.

A 'nega' foi dada pelo Tribunal Supremo espanhol, num caso em que alguns proprietários de imóveis nesta urbanização de praia pretendiam tornar compulsiva a prática de nudismo nas áreas comuns da mesma, o que levou outros moradores, que estavam contra a proposta, a levar o caso à Justiça.

Tal foi a vontade dos moradores nudistas, aliás, que, em 2017, chegaram a contratar um serviço de segurança privada para assegurar que os restantes proprietários cumpriam a rigor a regra imposta nas zonas comuns.

Segundo conta o jornal espanhol Diario de Almería, o Supremo apontou um erro patente na avaliação das provas que sustentavam a alegada aprovação unânime dos estatutos que estabelecem a obrigatoriedade da prática do nudismo nessas áreas comuns, sublinhando a Justiça que apenas a leitura das atas da comunidade demonstra que os referidos estatutos não foram aprovados.

Por isso, os magistrados concluíram que, face à inexistência de estatutos que justifiquem a proibição do acesso aos espaços públicos a quem não pratique nudismo, está a ser violado o direito à igualdade de quem pretenda divertir-se nesses espaços, mas vestidos.

O tribunal ordenou ainda que os queixosos recebessem mil euros cada um, como compensação pela dor e sofrimento que, segundo argumentou a Justiça, experienciaram.

Leia Também: Espanha. Apanhado a 118km/h numa trotinete, acusou positivo a seis drogas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório