Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Veronika tem 11 anos e alimenta os gatos do bairro onde viveu na Ucrânia

"Procuro gatos vadios para ter a certeza de que têm comida. Até sei onde eles vivem", disse a menina de Borodianka.

Notícias ao Minuto

18:51 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Veronika Krasevych, uma menina de 11 anos, vivia em Borodianka, nos arredores de Kyiv, na Ucrânia, até ao momento em que o prédio onde morava foi destruído num ataque militar russo logo no início da guerra.

Nessa altura, a menina 'perdeu' o seu próprio gato depois do ataque, uma vez que este fugiu. No entanto, Veronika ainda volta todos os dias ao local onde viveu para alimentar os gatos vadios do bairro.

Há um ano, quando a cidade sofreu uma devastação generalizada após múltiplos ataques russos, a menina tentou procurar o seu gato nos escombros. "Queria alimentá-lo e depois vi todos os outros gatos aqui. Tive pena deles", referiu, citada pela Reuters esta sexta-feira.

E assim começou a missão de Veronika de cuidar dos animais de estimação que, tal como ela, tinham perdido as suas casas durante a guerra.

"Procuro gatos vadios para ter a certeza de que têm comida. Até sei onde eles vivem", disse Veronika, enquanto usava um chapéu com orelhas de gato e desenhado com nariz e bigodes.

Quando encontrou o próprio gato, Masik, ele tinha-se tornado selvagem. "Queríamos levá-lo para casa, mas já não era possível ... não queria vir connosco", contou ainda.

O conflito que matou dezenas de milhares de pessoas, forçou milhões a fugir e reduziu cidades inteiras a escombros também teve um impacto profundo nos animais de estimação, apontou Oksana, mãe de Veronika. "Nunca vi animais a encolherem-se tanto como durante as explosões", relatou.

Veronika e Oksana vivem agora com amigos a cerca de 20 minutos a pé do antigo prédio, enquanto esperam que o governo lhes encontre um novo apartamento.

"Esta guerra, esta 'libertação'...  Espero que a ganhemos", desabafou Oksana.

A cidade de Borodianka sofreu uma devastação generalizada no início da guerra, quando as tropas russas avançaram em direção a Kyiv.

Veja as imagens.

Leia Também: Posição do PCP sobre condecoração de Zelensky "é coerente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório