Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Países Baixos vai publicar arquivos de 300 mil colaboradores dos nazis

O Arquivo Nacional Neerlandês anunciou a publicação online, em 2025, dos documentos de 300 mil suspeitos de terem colaborado com os alemães na Segunda Guerra Mundial, um arquivo muito consultado e considerado sensível, que começou hoje a ser digitalizado.

Países Baixos vai publicar arquivos de 300 mil colaboradores dos nazis
Notícias ao Minuto

23:45 - 16/02/23 por Lusa

Mundo Nazis

A justiça holandesa começou a julgar esses suspeitos após a libertação dos Países Baixos, tendo 20% sido condenados por colaborar com os nazis, dos quais 1.900 com penas de prisão de pelo menos 10 anos.

O acesso a estes documentos está limitado por uma lei nacional, que protege a privacidade das pessoas que ainda vivas, pelo que os interessados apenas podem ver os arquivos numa sala de leitura, desde que provem que a pessoa em questão morreu ou deu-lhes permissão para ver esses papéis, sendo proibidas cópias dos documentos.

Mas até 2025, as restrições de acesso vão expirar, assumindo que todos os afetados já estão mortos, e esses documentos do Arquivo Central de Jurisdição Especial estarão disponíveis para consulta digitalmente e pela Internet.

O líder do projeto, Edwin Klijn, em declarações à Efe, admitiu que a publicação dos ficheiros vai ter consequências para os familiares dos colaboradores dos alemães.

Como referiu à televisão pública NOS, "não só devem ser aplicados os quadros técnicos e legais, como é também importante perguntar o que é ético, por isso as famílias também têm sido consultadas".

O projeto foi chamado de "Guerra perante o Juiz" e os arquivos vão ser publicados em warvoorderechter.nl entre 2025 e 2027, estimando-se que sejam digitalizados cerca de 152.000 páginas por semana.

Leia Também: Genebra quer proibir exibição e venda de objetos e símbolos nazis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório