Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Roménia deteta balão meteorológico suspeito no seu espaço aéreo

A força aérea ainda não confirmou a presença física do objeto, que foi detetado a 11 mil metros de altitude.

Roménia deteta balão meteorológico suspeito no seu espaço aéreo
Notícias ao Minuto

17:10 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Roménia

As autoridades romenas detetaram um objeto suspeito, semelhante a um balão meteorológico, a sobrevoar o espaço aéreo do país, avança esta terça-feira a agência Reuters.

Segundo confirmou o Ministério da Defesa da Roménia, foram mobilizados dois caças de combate para a área, mas ainda não confirmada a presença física do objeto.

O governo acrescenta que o balão foi detetado a voar a 11 mil metros de altitude.

A Reuters, citando o ministério, acrescenta que os caças da força aérea monitorizaram a área durante 30 minutos, mas não obtiveram confirmação visual, voltando então à base.

O incidente surge depois de uma semana marcada por tensões diplomáticas entre os Estados Unidos, a China e, recentemente, o Canadá, devido a objetos não identificados nos espaços aéreos dos dois países na América do Norte.

No passado dia 4 de fevereiro, as forças norte-americanas abaterem mesmo um balão chinês, que consideraram ser usado para fins de espionagem, e estão a analisar os destroços do objeto.

A notícia na Roménia surge ainda depois da Moldova, país com o qual faz fronteira, ter fechado durante três horas o seu espaço aéreo devido a questões de segurança, sendo que os mísseis russos apontados à Ucrânia invadem várias vezes o espaço aéreo moldavo. 

[Notícia atualizada às 17h16]

Leia Também: Abate de objetos voadores nos EUA? "Decisão baseada no interesse do povo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório