Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério da Saúde considera urgente "tolerância zero" para a violência

Secretária de Estado da promoção da Saúde considera as iniciativas de promoção de relações saudáveis e prevenção de violência no namoro, lançadas no âmbito do Dia dos Namorados, importantes para sensibilizar a população para este flagelo.

Ministério da Saúde considera urgente "tolerância zero" para a violência
Notícias ao Minuto

09:45 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

País Dia dos Namorados

No dia em que se celebra o Dia dos Namorados, o ministério da Saúde emitiu um comunicado de apoio às iniciativas de promoção de relações saudáveis e prevenção de violência no namoro.

Na nota, assinada pela secretária de Estado da promoção da Saúde, o ministério "considera urgente uma maior sensibilização e mobilização das pessoas para a tolerância zero em relação a comportamentos violentos, nomeadamente em contexto de namoro e relações de intimidade, manifestando o apoio público às iniciativas de promoção de relações saudáveis e prevenção da violência lançadas no país a propósito do Dia dos Namorados, que se celebra esta terça-feira".

De acordo com Margarida Tavares, temos de "abolir todas as formas de violência interpessoal" e, relativamente à violência no namoro, "temos de ser capazes de intervir na construção de uma sociedade mais consciente, atenta e ativa contra todo e qualquer comportamento abusivo e manifestação de desrespeito pelo outro".

Assim, considera a secretária de Estado na mesma nota, "a promoção de ambientes e normas sociais intolerantes à violência são essenciais para reduzir este fenómeno".

Considera assim o ministério da Saúde que "os serviços de saúde são locais onde todos os cidadãos, de forma inclusiva, podem encontrar apoio e aconselhamento".

Desta forma, o Governo aproveitou o dia em que se celebra o amor para reiterar o "compromisso em contribuir para ambientes promotores de saúde".

Recorde-se que uma campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, lançada esta semana, apresenta conselhos para os mais jovens e para toda a população sobre relações interpessoais saudáveis, alertando para o impacto negativo na saúde de relacionamentos abusivos.

Leia Também: "No namoro não há guerra". PSP lança campanha no Dia dos Namorados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório