Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

EUA. Senador abandona hospital depois de novo susto pós-AVC

John Fetterman, que protagonizou uma importante vitória para os Democratas no Pensilvânia, teve um AVC enquanto estava em campanha no outono passado.

EUA. Senador abandona hospital depois de novo susto pós-AVC

O senador norte-americano John Fetterman, do Partido Democrata, teve baixa na sexta-feira depois de passar dois dias no hospital com tonturas. O episódio é o mais recente na lista de questões de saúde do recém-empossado congressista, que sofreu um acidente vascular-cerebral (AVC) durante a campanha para as eleições intercalares do ano passado.

Num comunicado, citado pela Associated Press, a equipa do senador esclareceu que não foram encontrados sinais da ocorrência de um novo AVC ou de outro tipo de problema grave.

"O John está ansioso para passar tempo com a sua família e para voltar ao Senado na segunda-feira", disse Joe Calvello, assessor de Fetterman, através do Twitter.

O senador que representa o estado do Pensilvânia foi por iniciativa própria ao hospital, na quarta-feira, depois de se sentir com tonturas durante uma reunião do Partido Democrata.

O curto internamento de John Fetterman é mais uma sequela do AVC que, em maio de 2022, quase o matou dias antes da campanha para as eleições primárias. 

O então candidato democrata acabaria por recuperar, mas o seu rival republicano, o magnata Mehmet Oz (conhecido como 'Dr. Oz'), usou o histórico de saúde de Fetterman contra si, apontando que este podia não aguentar as exigências do trabalho.

Mas os escândalos em torno de Oz e a forte campanha democrata no Pensilvânia deram a vitória renhida a John Fetterman, que se tornou numa figura algo peculiar no Senado. Numa câmara habituada a homens com alguma idade (há vários senadores com mais de 80 anos), Fetterman, um convicto progressista, é reconhecido pelos corredores do congresso devido à sua barba característica e a uns imponentes 2,03 metros de altura.

Fetterman sucedeu no Senado a Pat Toomey, um republicano com ascendência açoriana, com 50,05% dos votos, tomando posse a 3 de janeiro deste ano.

Leia Também: Projeto de lei quer dar residência nos EUA aos "sonhadores"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório