Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 19º MÁX 32º

Candelabro comprado por 280 euros será leiloado por milhões já este mês

Um candelabro do artista suíço Alberto Giacometti vai ser leiloado já no final deste mês, em Londres, numa venda organizada pela famosa casa de leilões Christie's.

Candelabro comprado por 280 euros será leiloado por milhões já este mês
Notícias ao Minuto

11:07 - 11/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Leilão

Em 1960, o pintor britânico John Craxton passou por uma loja de antiguidades em Londres, onde reconheceu um candelabro único do artista suíço Alberto Giacometti, que tinha pertencido ao seu falecido amigo e benfeitor Peter Watson, um colecionador de artes.

Como tal, Craxton decidiu comprar a peça por 250 libras (cerca de 280 euros), mantendo-o na sua posse até morrer, em 2009.

No dia 28 deste mês, no entanto, esse mesmo candelabro vai ser leiloado pela famosa casa de leilões Christie's, e as licitações começam nas 1,5 milhões de libras (cerca de 1,6 milhões de euros).

A obra de bronze com pátina castanha-dourada tem 135 centímetros de altura e 152 centímetros de largura. Em 2018, um outro candelabro de Giacometti foi vendido por mais de oito milhões de euros.

De acordo com um resumo prévio do catálogo do leilão enviado à CNN pela Christie's, Peter Watson encomendou o 'Candelabro para Peter Watson' durante uma viagem a Paris, onde Giacometti viveu e trabalhou, algures entre 1946 e 1947. O objetivo? Pendurá-lo na redação da famosa revista literária e artística de Londres 'Horizon', cofundada por Watson.

Dito e feito, o candelabro lá ficou até ao fecho da revista em 1950, ano em que encontrou novo lar... num armazém.

O leilão desta obra, "uma fantástica combinação da linguagem escultórica de Giacometti, combinada com o requinte das suas obras de design", conforme a definiu um especialista citado pela CNN, é já no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 14h.

Leia Também: Este Lancia Stratos esteve fechado numa garagem durante 33 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório