Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Ucrânia. Banco Mundial dá 50 milhões para reparar rede de transportes

O Banco Mundial anunciou hoje a aprovação de um novo projeto de reparação da rede de transportes da Ucrânia, ao qual destinará quase 50 milhões de euros.

Ucrânia. Banco Mundial dá 50 milhões para reparar rede de transportes
Notícias ao Minuto

17:38 - 10/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O financiamento deste projeto virá do Fundo Fiduciário de Ajuda, Recuperação, Reconstrução e Reforma da Ucrânia (URTF), que foi criado pelo Banco Mundial para coordenar a subvenção para manter as funções do Governo da Ucrânia, fornecer serviços e ajudar o país.

Esta é a segunda operação de emergência apoiada pelo Banco Mundial aprovada nos últimos meses (a primeira foi em dezembro passado e focava-se na reparação das infraestruturas de saúde).

O Projeto Reparação da Infraestrutura Logística Essencial e Conectividade de Rede (RELINC) ajudará também a restaurar pontes e vias ferroviárias essenciais para reunir as comunidades e melhorar as ligações de transporte, mitigando os impactos das interrupções no transporte marítimo no Mar Negro.

Será apoiada a compra de pontes modulares, equipamentos e materiais para reparar rodoviárias danificadas e linhas ferroviárias vitais, para além de ajudar a financiar a compra de material ferroviário.

"Este projeto apoiará a entrega de ajuda e serviços essenciais às comunidades diretamente afetadas pela guerra e impulsionará a economia na Ucrânia", disse Anna Bjerde, vice-presidente do Banco Mundial para Europa e Ásia Central.

Segundo o Banco Mundial, mais de 2.100 aldeias, 51 vilas e 35 cidades em áreas que voltaram ao controlo do Governo ucraniano estão a sofrer interrupções nas redes de transporte.

Até ao momento, o Banco Mundial mobilizou mais de 18 mil milhões de euros em financiamento de emergência para a Ucrânia.

Leia Também: Ucrânia. Pedido de Espanha de envio de armas de fabrico suíço rejeitado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório