Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

UGT enaltece equipas e lamenta que não seja decretado cessar-fogo

A UGT, que enviou uma mensagem às centrais sindicais turcas, mostrou-se hoje solidária com as famílias das vítimas do sismo na Turquia e Síria, enaltecendo o papel das equipas de socorro, mas lamentou que não tenha sido decretado cessar-fogo.

UGT enaltece equipas e lamenta que não seja decretado cessar-fogo
Notícias ao Minuto

16:51 - 10/02/23 por Lusa

Mundo Turquia/Sismo

Na segunda-feira, um sismo atingiu a Turquia e a Síria, provocando mais de 22.000 mortos.

"Perante o terrível terramoto que assolou a Turquia e a Síria deixando um rasto de destruição e morte, a UGT não pode deixar de se solidarizar com as vítimas e suas famílias num momento em que o número de mortos e de feridos continua ainda a aumentar e em que os desaparecidos são ainda muitos", referiu hoje, em comunicado.

A central sindical lamentou que, nas regiões em guerra, não tenha sido decretado um cessar-fogo e que "a censura das redes sociais" impeça algumas vítimas de serem socorridas.

Numa mensagem enviada às centrais sindicais turcas, filiadas na Confederação Sindical Internacional (ITUC-CSI), a UGT destacou o papel da proteção civil e dos profissionais de saúde.

A UGT enalteceu as equipas socorristas portuguesas que, "com o apoio do Governo, se prontificaram para partir para a Turquia" para participar nas operações de busca e salvamento.

"A solidariedade e o humanismo fazem-se de gestos concretos e nada há de mais concreto do que salvar vidas", vincou.

A agência turca sobre a gestão de desastres indicou que está confirmada a morte de cerca de 19.400 pessoas no território da Turquia, para além de 77.000 feridos.

Na Síria, estão confirmadas mais de 3.300 vítimas mortais, elevando o número total de mortos para mais de 22.000.

Leia Também: Mais de 5,3 milhões de desalojados na Síria após sismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório