Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Partido da oposição da Índia ganhou maioria

O Bharatiya Janata Party (BJP), partido da oposição da Índia, ganhou maioria no parlamento depois de os resultados oficiais mostrarem hoje (já sábado, naquele país) que ultrapassou a marca dos cruciais 272 lugares no parlamento de 543 membros.

Partido da oposição da Índia ganhou maioria
Notícias ao Minuto

22:54 - 16/05/14 por Lusa

Mundo Parlamento

Dados da Comissão Eleitoral revelam que o BJP, liderado pelo nacionalista hindu Narendra Modi, tinha ganho 275 círculos eleitorais e que liderava outros sete enquanto a contagem decorria.

O último partido a ganhar maioria no Parlamento foi a esquerda, no Congresso de 1984, que hoje sofreu a pior derrota de sempre, com uma projeção de 44 assentos.

Modi, quatro vezes ministro-chefe do Estado ocidental de Gujarat, também ganhou nos dois círculos eleitorais a que concorreu. Espera-se que desista de um deles, avança a Agência France Presse (AFP).

De acordo com os resultados publicados hoje (sábado, na Índia), o político de 63 anos garantiu lugar na cidade santa hindu de Varanasi, derrotando seu rival, o ativista anti-corrupção Arvind Kejriwal, por 372 mil votos.

Modi também superou rivais à direita no círculo eleitoral de Vadodara, em Gujarat, onde ganhou por mais de 570 mil votos.

Os resultados, que lhe conferem um mandato forte, vão permitir ao partido formar um governo por conta própria, sem buscar o apoio dos parceiros de coligação, uma raridade no cenário político turbulento da Índia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório