Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

OIM envia ajuda humanitária para o noroeste da Síria após sismos

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou ter enviado esta quinta-feira de manhã para o noroeste da Síria, zona fortemente afetada pelo sismo de segunda-feira que também atingiu a Turquia, seis camiões com ajuda humanitária.

OIM envia ajuda humanitária para o noroeste da Síria após sismos
Notícias ao Minuto

14:40 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Sismo

Num comunicado, a OIM, agência do sistema das Nações Unidas liderada pelo português António Vitorino, salienta tratar-se da primeira remessa do Programa Transfronteiriço da organização feita após o terramoto a partir da localidade de Gaziantep, no sul da Turquia.

Esta primeira remessa envolve bens de primeira necessidade para apoiar até 5.000 pessoas.

"Com o apoio dos nossos parceiros locais, a OIM leva cobertores, colchões, tendas e material de abrigo, bem como itens básicos de emergência, lâmpadas solares e deve cobrir as necessidades de pelo menos 5.000 pessoas", indicou a organização, que lembrou que o sismo provocou milhares de mortos e deixou milhares de pessoas feridas e desalojadas.

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu na segunda-feira o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.

"Esta é uma catástrofe para a região. Os nossos corações estão com todos os afetados, que perderam entes queridos, casas e meios de subsistência. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades para apoiar da maneira que pudermos e esperamos que a ajuda chegue rapidamente os mais necessitados", afirmou António Vitorino, citado no comunicado.

A OIM destacou que, além do forte sismo da passada segunda-feira, a região noroeste da Síria, em particular, enfrenta há 12 anos uma guerra civil, que deixou já 15,3 milhões de sírios numa situação de "extrema necessidade de assistência humanitária".

"As infraestruturas e os serviços básicos já foram destruídos por anos de conflito e, somente no noroeste da Síria, 4,1 milhões de pessoas que dependem de ajuda humanitária estão a enfrentar condições de vida extremamente difíceis, num clima frio", mencionou o comunicado da OIM.

A organização referiu ter iniciado em 2014 o primeiro Programa Transfronteiriço para o noroeste da Síria, centrado na aquisição, armazenamento, remessa e distribuição de bens de ajuda humanitária "para salvar vidas".

Desde então, as operações transfronteiriças da OIM cresceram, para incluir atividades humanitárias em diferentes setores, incluindo o fornecimento de abrigos, de água potável e saneamento e ainda bens de socorro, proteção e segurança alimentar.

Nesse sentido, a OIM apela à comunidade internacional para se solidarizar com todos os afetados por esta tragédia, mobilizar recursos financeiros e trabalhar coletivamente para responder às crescentes necessidades humanitárias de todos os afetados.

O último balanço provisório das autoridades dos dois países dá conta que o número de mortos ultrapassou os 17.500.

Na Turquia, o balanço é de pelo menos 14.351 mortos, segundo avançou o vice-Presidente turco, Fuat Otkay.

Já na Síria, os novos dados provisórios confirmam a morte de pelo menos 3.162 pessoas.

Por outro lado, e segundo a agência de notação financeira Fitch, as perdas económicas provocadas pelo sismo e réplicas "deverão ultrapassar os 2.000 milhões de dólares e atingir os 4.000 milhões [de 1.860 milhões a 3.720 milhões de euros]". 

Leia Também: França fornece ajuda de 12 milhões de euros à Síria após sismos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório