Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

ONU pede para não ser politizada a ajuda humanitária à Síria após sismo

As Nações Unidas que realizaram esta quinta-feira o primeiro transporte humanitário para as zonas afetadas pelo sismo no noroeste da Síria alertam que a "ajuda não deve ser politizada" referindo-se às áreas controladas pela oposição a Damasco.

ONU pede para não ser politizada a ajuda humanitária à Síria após sismo
Notícias ao Minuto

10:43 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Sismo

"Temos garantias de que vamos poder passar, pela primeira vez [desde o tremor de terra de segunda-feira], a ajuda humanitária", através de Bab al-Hawaa, disse o enviado especial da ONU, Geir Pedersen, numa breve conferência de imprensa em Genebra.

O mesmo responsável, que organiza o envio dos primeiros seis veículos com ajuda humanitária destinada às populações afetadas pelo terramoto no noroeste da Síria, alertou que o apoio de emergência "não deve ser politizado".

Geir Pedersen falava momentos antes da entrada da coluna de veículos em território sírio.

De acordo com a agência France Presse, o comboio humanitário constituído por seis veículos passou já o posto fronteiriço entre a Turquia e o norte da Síria. 

As zonas sírias afetadas pelos abalos de segunda-feira são sobretudo áreas controladas pela oposição e pelos grupos extremistas islâmicos.

Na mesma região, marcada pela guerra que se prolonga desde 2011, encontram-se mais de quatro milhões de deslocados internos e refugiados instalados em tendas.

O balanço dos sismos que atingiram na segunda-feira a Turquia e a Síria é superior a 16 mil mortos, indicaram hoje autoridades e fontes médicas.

Pelo menos 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria, disseram as mesmas fontes, o que eleva a 16.035 o número total de vítimas mortais, enquanto prosseguem as operações, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.

O sismo mais forte, de magnitude 7,8 na escala de Richter, atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria e foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.

Leia Também: Bebés resgatados sozinhos após sismo levados para Ancara pelo governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório