Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Equipa venezuelana de resgate partiu para a Turquia

A Venezuela enviou uma equipa do Serviço de Busca e Resgate Aéreo (SAR) para ajudar as vítimas do sismo que na segunda-feira abalou a Turquia e a Síria, provocando mais de 15 mil mortos.

Equipa venezuelana de resgate partiu para a Turquia
Notícias ao Minuto

06:08 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Venezuela

O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Yvan Gil, através da televisão estatal venezuelana, que mostrou imagens da equipa do SAR no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, a norte de Caracas, pouco antes de partir para a Síria e a Turquia.

"Em nome do Presidente Nicolás Maduro e do povo venezuelano, despedimos um grupo da valente Força de Trabalho Humanitário Simón Bolívar, que empreende uma valiosa tarefa a favor das vítimas dos acontecimentos na Turquia e na Síria", disse o ministro.

Segundo a imprensa local, a equipa de resgate é composta por 50 especialistas, inclui uma brigada canina e leva 23 toneladas de alimentos e medicamentos.

Em declarações à televisão estatal venezuelana, Yvan Gil disse aproveitar a oportunidade para "pedir à comunidade internacional que levante a sua voz para que sejam imediatamente levantadas as sanções, que tal como a Venezuela, a Síria tem, porque é a única maneira de otimizar a recuperação" daquele país.

"Desejamos, tanto ao povo da Turquia como ao da Síria, uma pronta recuperação, que sejam resgatadas a maior quantidade de vidas", frisou o ministro.

O número de mortos provocados pelo sismo que abalou a Turquia e a Síria na segunda-feira ultrapassou os 15 mil, segundo um novo balanço provisório divulgado hoje por autoridades e equipas de resgate.

Na Síria, 2.992 pessoas morreram, incluindo nas áreas controladas pelo Governo da Síria e em áreas rebeldes, de acordo com os Capacetes Brancos (voluntários da proteção civil).

Na Turquia, o balanço é de pelo menos 12.391 mortos.

O sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.

Nos dois países atingidos pelo terramoto foram também registados mais de 58 mil feridos, muitos com fraturas e outras lesões graves.

A ajuda internacional começou a chegar na terça-feira, com dezenas de países a oferecerem apoio a Ancara.

Uma Força Operacional Conjunta (FOCON) portuguesa partiu na quarta-feira para a Turquia, composta por 53 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Leia Também: Preços dos produtos subiram 39,4% em janeiro na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório