Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sindicatos franceses agendam 5.º mobilização contra o governo

Os oito principais sindicatos de França acordaram para 16 de fevereiro um novo dia de greves e manifestações, o quinto dia de mobilização contra a alteração da idade de reforma, e depois de anunciada uma manifestação para sábado.

Sindicatos franceses agendam 5.º mobilização contra o governo
Notícias ao Minuto

00:03 - 09/02/23 por Lusa

Mundo França

"Em reunião, a intersindical decidiu hoje um dia nacional de ação em 16 de fevereiro", revelou, esta quarta-feira, o vice-secretário-geral da União Nacional dos Sindicatos Autónomos Dominique Corona, na quarta-feira em nome do intersindical.

O terceiro dia de mobilização, na terça-feira, reuniu 757 mil pessoas segundo o Ministério do Interior francês, "quase dois milhões" segundo os organizadores, números abaixo dos dias anteriores, 19 e 31 de janeiro.

Um quarto dia está programado para sábado em toda a França, prevendo-se que a manifestação parisiense comece no sábado às 13:00, horário local, da Place de la République em direção à Place de la Nation, segundo a Confederação Geral do Trabalho (CGT) francesa.

Os sindicatos esperam uma mobilização mais forte no sábado, justificada como a mobilização dos que não puderam vir manifestar-se nos dias anteriores de ação, realizada durante a semana.

Os dois primeiros dias de manifestações, em 19 e 31 de janeiro, reuniram mais de um milhão de manifestantes segundo a polícia, mais de dois milhões segundo os organizadores, contra o projeto do governo de aumentar a idade de reforma de 62 para 64 anos, num país com cerca de 67 milhões de habitantes.

Ainda segundo o sindicato CGT, os grevistas do grupo TotalEnergies renovaram esta manhã o movimento contra este projeto de reforma do governo, na maioria das refinarias do grupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório