Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Forças Armadas peruanas asseguram que vão repor "ordem interna"

As Forças Armadas peruanas anunciaram, esta quarta-feira, que vão repor "a ordem interna", após os protestos antigovernamentais que duram há dois meses, e negaram que haja militarização nas regiões em que o Governo declarou estado de emergência.

Forças Armadas peruanas asseguram que vão repor "ordem interna"
Notícias ao Minuto

21:47 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Peru

"Nós vamos repor a ordem interna de mãos dadas com a nossa população, não podemos fazê-lo sozinhos, somos parte do nosso povo", afirmou o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, general Manuel Gómez de la Torre, à estação televisiva Canal N, na província nortenha de Piura.

O general explicou que, a partir do próximo domingo e "por decreto supremo", há sete regiões no sul, Madre de Dios, Cuzco, Puno, Apurímac, Arequipa, Moquegua e Tacna, onde foi decretado o estado de emergência pelo governo.

"Por decreto supremo, são sete as regiões do sul colocadas em estado de emergência, entre as quais Puno, controlada pelas Forças Armadas. A Polícia Nacional passa a fazer parte das mesmas, juntamente com as forças terrestres, aéreas, marítimas e as forças especiais", indicou, referindo-se à província que faz fronteira com a Bolívia e é o epicentro da contestação popular.

O decreto do estado de emergência do governo da presidente Dina Boluarte precisa que, em Puno, "o controlo da ordem interna se encontra a cargo das Forças Armadas, incorporando a Polícia Nacional do Peru para alcançar tal objetivo".

Questionado sobre a duração da presença das Forças Armadas em Puno, Gómez de la Torre afirmou que "nada foi militarizado" e que "a presença militar é a mesma", a única coisa que estão a fazer "ao destacar tropas é alcançar o número de efetivos" que costumavam ter sempre estacionados naquela zona.

"O que vamos intensificar é o trabalho de ações cívicas juntamente com o patrulhamento e controlo com base nas necessidades da população", e existe, como descreveu, "um controlo a cargo das Forças Armadas de mãos dadas com a população".

O responsável máximo das Forças Armadas peruanas especificou que estão a desbloquear ruas em que havia greves e piquetes, mas que se, em dois meses -- que é a duração do estado de emergência estipulada na Constituição -, a situação dos protestos persistir, este poderá ser prolongado por mais 60 dias.

O general reiterou que o importante para o Comando Conjunto é "fazer as coisas de acordo com as normas de direitos humanos" e evitar o confronto de peruanos contra peruanos.

"Criar obstáculos à livre circulação de qualquer cidadão é um crime, quem está a fazê-lo é um criminoso, por mais pacífico que seja", acrescentou, referindo-se aos manifestantes que erguem barricadas em ruas e estradas.

O mais recente relatório da Direção de Transporte Terrestre de Pessoas, Carga e Mercadorias mostra que há hoje no país 59 locais com o trânsito interrompido, que afetam quatro regiões e 13 estradas nacionais.

Os protestos no Peru contra o governo da presidente Dina Boluarte, que sucedeu ao destituído e detido Pedro Castillo, cumpriram na terça-feira passada dois meses, com um balanço de 58 mortos na repressão pelas forças policias e militares, para além de centenas de feridos e detidos. Ocorreu ainda a morte de um polícia, executado pelos manifestantes.

Leia Também: Mortes nas manifestações no Peru não devem ficar impunes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório