Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Sismo. OMS envia especialistas e material médico para a Turquia e a Síria

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ainda 2,7 milhões de euros do fundo de emergência para o envio de ajuda à Síria e a Turquia.

Sismo. OMS envia especialistas e material médico para a Turquia e a Síria
Notícias ao Minuto

18:32 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai enviar uma delegação médica de alto nível para coordenar a sua resposta no terreno e três voos com materiais médicos para as zonas afetadas pelo sismo, que devastou a Síria e a Turquia, na madrugada de segunda-feira. Foi ainda anunciado um apoio monetário no valor de 2,7 milhões de euros para os dois países.

Um desses voos, procedente da plataforma logística do Dubai (Emirados Árabes Unidos), chegará nas próximas horas a Istambul (Turquia) e um outro com destino a Damasco (capital da Síria) está pronto a partir, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Um segundo voo para Damasco está previsto para breve, disse ainda o responsável da OMS.

Também foram anunciados 2,7 milhões de euros do fundo de emergência da organização para o envio da ajuda à Síria e a Turquia.

"Oferecemos as nossas mais profundas condolências aos afetados" pelo sismo, registado na segunda-feira na fronteira entre a Turquia e a Síria e que foi seguido de fortes réplicas, disse o diretor-geral da OMS, assinalando que as más condições do tempo e as réplicas do tremor de terra dificultam as operações de resgate e salvamento.

As organizações e as equipas de socorro "estão numa corrida contra o tempo para salvar vidas", acrescentou, referindo que cerca de três dezenas de especialistas médicos da OMS, assim como profissionais de vários países especializados em emergências foram designados para os dois países.

Mais de 40 países já se comprometeram a fornecer apoio à Turquia e à Síria após o sismo, que deixou milhares de mortos e feridos nos dois países.

Há ainda centenas de pessoas presas sob os escombros, enquanto as equipas de resgate trabalham incansavelmente na busca por sobreviventes no terceiro dia de operações de busca.

Leia Também: Sismo. Dimensão das perdas não será conhecida por "bastante tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório