Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente Erdogan encontra-se com sobreviventes em cidade devastada

Surgem agora fotografias do encontro do líder turco com os cidadãos daquela região, onde aparece a abraçar e acarinhar aqueles que ficaram com as suas vidas destruídas após o sismo.

Notícias ao Minuto

16:38 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou às zonas do país afetadas pelo sismo e foi na cidade de Kahramanmaras que se encontrou com os sobreviventes da tragédia que assolou o país na madrugada de segunda-feira.

Surgem agora fotografias do encontro do líder turco com os cidadãos daquela região, onde aparece a abraçar e acarinhar aqueles que ficaram com as suas vidas destruídas após o sismo.

Durante a visita, Erdogan garantiu ainda que todas as famílias afetadas pelo terramoto vão receber do governo um apoio de 10 mil liras (quase 500 euros, ao câmbio atual). Por outro lado, o executivo pretende ainda construir, no prazo de um ano, habitação para aqueles que ficaram sem ela, nas 10 províncias afetadas pelo sismo.

De recordar que, na madrugada de segunda-feira, um abalo de magnitude 7,8 teve epicentro a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, nas proximidades da fronteira com a Síria.

A esse sismo seguiram-se centenas de réplicas - destacando-se, inclusive, um abalo de magnitude 7,6. De momento, contabilizam-se já mais de 11.000 mortos em ambos os países.

Após ter conhecimento destes factos, a comunidade internacional uniu-se para demonstrar a sua solidariedade para com os países afetados, bem como para prestar apoio aos mesmos, ajudando-os a robustecer as equipas de resgate e prestando ajuda humanitária.

Leia Também: Resposta lenta ao terramoto na Turquia? Erdogan critica "provocadores"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório