Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Oito croatas novamente detidos na Zâmbia acusados de tráfico de crianças

Os oito croatas que tinham sido libertados na Zâmbia num caso de tráfico de menores foram novamente detidos no aeroporto quando se preparavam para embarcar, cumprindo a ordem judicial de sair do país, anunciaram hoje as autoridades.

Oito croatas novamente detidos na Zâmbia acusados de tráfico de crianças
Notícias ao Minuto

15:01 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Zâmbia

Os oito croatas, quatro casais, foram "detidos para acusação devido a novas acusações, mas ainda relacionadas com a tentativa de tráfico de crianças", disse o porta-voz dos serviços de imigração da Zâmbia, Namati Nshinka, acrescentando que deverão comparecer em tribunal na quinta-feira.

Os croatas são acusados de tentar traficar quatro crianças do Congo, com idades entre os 1 e os 3 anos, apontou o porta-voz.

Na segunda-feira, um tribunal zambiano tinha rejeitado as acusações, dando cumprimento ao pedido feito pelos advogados, no qual os acusados se declaravam inocentes.

De acordo com a acusação, em 07 de dezembro do ano passado, os quatro casais agiram em conluio para traficar as crianças, mas os acusados garantiram que adotaram as crianças através dos serviços jurídicos de um advogado.

Os oito croatas são Zoran Subosic, de 52 anos, um guitarrista na conhecida banda Hladno Pivo, ou Cold Beer, e Immovic Subosic, 41, um gestor de empresas, segundo a imprensa croata citada pela agência de notícias Associated Press (AP).

Além destes fazem parte do grupo de acusados Damir Magic, 44 anos, eletricista, Nadic Magic, de 45, técnico, Ladislav Persic, 42, médica, Aleksandra Persic, 43, cabeleireira, Noah Kraljevic, 40, diretora de programas, e Ivona Kraljevic, 36, tratadora de cães.

Segundo a AP, nenhum comunicado foi emitido que esclareça quem está a tomar conta das crianças que iam ser adotadas.

Leia Também: FMI confiante que Zâmbia e credores internacionais cheguem a acordo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório