Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Depois do Reino Unido, Zelensky estará ainda hoje em Paris

O chefe de Estado ucraniano chegou esta manhã ao Reino Unido, onde se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o rei Carlos III.

Depois do Reino Unido, Zelensky estará ainda hoje em Paris
Notícias ao Minuto

14:31 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estará ainda esta quarta-feira em Paris, França. A notícia está a ser avançada pela agência de notícias Agence France-Press (AFP), que cita fontes do governo francês.

"O presidente da Ucrânia, Zelensky, é esperado esta quarta-feira à noite em Paris", adiantou a AFP.

Já o jornal francês Le Monde revelou que Zelensky irá encontrar-se com o presidente de França, Emmanuel Macron, para discutir "novas entregas de armas ao seu país". 

Esta foi primeira visita de Zelensky ao Reino Unido e a segunda ao estrangeiro desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, após a visita a Washington a 21 de dezembro, onde foi recebido na Casa Branca pelo Presidente, Joe Biden, e falou perante o Congresso dos EUA.

Além de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Zelensky proferiu um discurso no parlamento britânico e vai ainda visitar uma base militar em Inglaterra onde militares ucranianos estão a ser treinados.

O rei Carlos III também receberá o presidente em audiência no Palácio de Buckingham, em Londres.

Já amanhã, Zelensky é esperado em Bruxelas, onde irá participar no Conselho Europeu extraordinário, após um convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Sabemos que a Rússia perderá e vitória [da Ucrânia] mudará o mundo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório