Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Resposta lenta ao terramoto na Turquia? Erdogan critica "provocadores"

O presidente turco pediu ainda, perante estas alegações, que os cidadãos nacionais tenham apenas em consideração a informação divulgada pelas autoridades.

Resposta lenta ao terramoto na Turquia? Erdogan critica "provocadores"
Notícias ao Minuto

13:43 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou todos os "provocadores", depois de terem surgido relatos que dão conta de que o governo local tem sido lento a responder às consequências do sismo que afetou o país, reporta a Sky News.

O presidente turco pediu ainda, perante estas alegações, que os cidadãos nacionais tenham apenas em consideração a informação divulgada pelas autoridades.

"Daremos, se Deus quiser, o nosso apoio a todas as famílias afetadas", garantiu o chefe de Estado turco, em visita à cidade de Karamamaras, que acrescentou: "No primeiro dia tivemos alguns problemas, mas depois no segundo dia e hoje a situação está sob controlo".

E elaborou, a propósito das dificuldades sentidas para dar resposta a esta catástrofe: "Houve problemas com estradas e aeroportos, mas a situação irá melhorar. Estaremos melhor amanhã, bem como depois disso. Temos ainda alguns problemas no que concerne os combustíveis, mas vamos também ultrapassar isso".

Erdogan garantiu ainda que todas as famílias afetadas pelo terramoto vão receber do governo um apoio de 10 mil liras (quase 500 euros, ao câmbio atual). Por outro lado, o executivo pretende ainda construir, no prazo de um ano, habitação para aqueles que ficaram sem ela, nas 10 províncias afetadas pelo sismo.

De recordar que, na madrugada de segunda-feira, um abalo de magnitude 7,8 teve epicentro a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, nas proximidades da fronteira com a Síria.

A esse sismo seguiram-se centenas de réplicas - destacando-se, inclusive, um abalo de magnitude 7,6. De momento, contabilizam-se já quase 11.000 mortos em ambos os países.

Após ter conhecimento destes factos, a comunidade internacional uniu-se para demonstrar a sua solidariedade para com os países afetados, bem como para prestar apoio aos mesmos, ajudando-os a robustecer as equipas de resgate e prestando ajuda humanitária.

Leia Também: Oposição culpa Erdogan pelo impacto do terramoto na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório