Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Guerra na Ucrânia. Zelensky agradece "grande apoio" do Reino Unido 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao Reino Unido o "grande apoio" desde o início da invasão russa, em breves palavras após a chegada à residência do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Londres. 

Guerra na Ucrânia. Zelensky agradece "grande apoio" do Reino Unido 
Notícias ao Minuto

12:50 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Em declarações durante a recolha de imagens no interior do número 10 de Downing Street, Zelensky destacou o "grande apoio desde os primeiros dias da invasão em grande escala" e as "boas relações" com Sunak.

O líder ucraniano acrescentou que o encontro de hoje é "muito importante para a segurança [da Ucrânia] e, claro, para a segurança do mundo".

Antes, na rede social Twitter, lembrou que o Reino Unido "foi um dos primeiros a vir em auxílio da Ucrânia" e que a visita a Londres visa "agradecer pessoalmente ao povo britânico pelo seu apoio e ao primeiro-ministro Rishi Sunak pela sua liderança".

Esta é a primeira visita de Zelensky ao Reino Unido e a segunda ao estrangeiro desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, após a visita a Washington a 21 de dezembro, onde foi recebido na Casa Branca pelo Presidente, Joe Biden, e falou perante o Congresso dos EUA.

Além de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, Zelensky vai proferir um discurso no Parlamento britânico e visitar uma base militar em Inglaterra onde militares ucranianos estão a ser treinados.

O Rei Carlos III também receberá o presidente em audiência no Palácio de Buckingham, em Londres.

O Reino Unido forneceu até agora 2.300 milhões de libras (2.600 milhões de euros) em ajuda militar e 1.500 milhões de libras (1.700 milhões de euros) em apoio económico e humanitário

Leia Também: "Bem-vindo ao Reino Unido, presidente". Zelensky já está com Sunak

Recomendados para si

;
Campo obrigatório