Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Mas eu sou muito pesada...", diz menina ao ser resgatada na Turquia

Menina de cinco anos foi resgatada em Hatay, na Turquia, após 51 horas soterrada.

"Mas eu sou muito pesada...", diz menina ao ser resgatada na Turquia
Notícias ao Minuto

11:56 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Turquia

Uma menina de cinco anos foi resgatada dos escombros 51 horas depois do sismo que atingiu a Turquia e a Síria.

Os esforços de busca e resgate em Hatay, na Turquia, continuaram pela noite dentro, ao passo que milhares continuam a ser retirados dos destroços. 

Segundo o Daily Sabah, as equipas de resgate  ouviram som a vir dos detritos e trabalharam durante três horas para chegar ao barulho que vinha de uma menina de cinco anos.

No vídeo, pode ouvir-se as palavras da menina, Serap Ela, ao ser resgatada em braços: “Mas eu sou muito pesada…”. A frase deu azo vários sorrisos por parte da equipa. 

A criança, apesar de desorientada, aparentava estar bem fisicamente. Foi imediatamente levada para o hospital. 

Na Turquia, 6.957 corpos foram retirados dos escombros de acordo com a Afad, organismo de socorro turco que contabiliza pelo menos 37 mil feridos. Segundo as autoridades e médicos sírios, contabilizam-se 2.547 mortos no norte da Síria.  

As equipas de resgate mantêm-se nos locais mais afetados pelo sismo de segunda-feira esperando encontrar sobreviventes nos escombros.
 
A Turquia envolveu mais de 60 mil pessoas em missões de resgate e salvamento, mas como as zonas devastadas são muito afastadas entre si torna-se difícil chegar a todos os pontos afetados. 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan esteve na cidade de Pazarcik, epicentro do sismo, e deve deslocar-se hoje à província de Hatay. 

Na Síria, a situação é considerada muito grave devido ao isolamento das povoações mais afetadas e numa região muito afetada pela guerra que se prolonga desde 2011.

As regiões sírias atingidas pelo sismo situam-se nos últimos redutos da oposição ao regime de Damasco onde operam grupos armados oposicionistas e membros de grupos extremistas islâmicos.  

Na Síria, nas zonas controladas pela oposição encontram-se milhares de civis: refugiados e deslocados internos que vivem em tendas e dependem da ajuda humanitária distribuída pelas organizações não-governamentais. 

Segundo, Adelheid Marschang, responsável pela Organização Mundial de Saúde que se encontra no local mais de 23 milhões de pessoas podem vir a necessitar de ajuda de emergência nas zonas afetadas da Turquia e da Síria. 

Na Turquia, muitas pessoas estão a dormir em carros ou em abrigos montados pelo Governo.

Leia Também: Sismo. Já quatro voluntários das equipas de resgate perderam a vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório