Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Criança encontrada a dormir nos escombros do sismo na Turquia

"O que é que se está a passar?", perguntou a criança.

Criança encontrada a dormir nos escombros do sismo na Turquia
Notícias ao Minuto

09:46 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

Um menino, que foi encontrado com vida nos escombros provocados pelo sismo na Turquia, acordou ao aperceber-se da presença das equipas de salvamento.

Quando o pegaram ao colo, questionou: "O que é que se está a passar?"

O vídeo está a correr mundo e é um de muitos que mostra crianças a serem resgatadas após o forte sismo que assolou a Turquia e a Síria.  

O último balanço provisório dos sismos que atingiram a Turquia e a Síria indica a morte de 9.500 pessoas, no conjunto dos dois países. 

@cbsnews A toddler was found sleeping under rubble in southern #Turkey after the deadly earthquakes. #earthquake #syria #news original sound - cbsnews

Na Turquia, 6.957 corpos foram retirados dos escombros de acordo com a Afad, organismo de socorro turco que contabiliza pelo menos 37 mil feridos. Segundo as autoridades e médicos sírios, contabilizam-se 2.547 mortos no norte da Síria.  

As equipas de resgate mantêm-se nos locais mais afetados pelo sismo de segunda-feira esperando encontrar sobreviventes nos escombros.
 
A Turquia envolveu mais de 60 mil pessoas em missões de resgate e salvamento, mas como as zonas devastadas são muito afastadas entre si torna-se difícil chegar a todos os pontos afetados.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan esteve na cidade de Pazarcik, epicentro do sismo, e deve deslocar-se hoje à província de Hatay. 

Na Síria, a situação é considerada muito grave devido ao isolamento das povoações mais afetadas e numa região muito afetada pela guerra que se prolonga desde 2011.

As regiões sírias atingidas pelo sismo situam-se nos últimos redutos da oposição ao regime de Damasco onde operam grupos armados oposicionistas e membros de grupos extremistas islâmicos.  

Na Síria, nas zonas controladas pela oposição encontram-se milhares de civis: refugiados e deslocados internos que vivem em tendas e dependem da ajuda humanitária distribuída pelas organizações não-governamentais. 

Segundo, Adelheid Marschang, responsável pela Organização Mundial de Saúde que se encontra no local mais de 23 milhões de pessoas podem vir a necessitar de ajuda de emergência nas zonas afetadas da Turquia e da Síria. 

Na Turquia, muitas pessoas estão a dormir em carros ou em abrigos montados pelo Governo.

Leia Também: Oposição culpa Erdogan pelo impacto do terramoto na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório