Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Prova de coragem". Zelensky de visita ao Reino Unido esta quarta-feira

"A visita do presidente Zelensky ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta do seu país", considerou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

"Prova de coragem". Zelensky de visita ao Reino Unido esta quarta-feira

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, irá visitar o Reino Unido já esta quarta-feira. A notícia está a ser avançada pela imprensa britânica, que cita fonte oficial do n.º 10 de Downing Street.

Segundo a mesma fonte, o chefe de Estado vai reunir-se com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

"A visita do presidente Zelensky ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta do seu país, e uma prova da inquebrável amizade entre os nossos dois países", referiu Sunak, num comunicado citado pela CNN Internacional.

"Desde 2014, o Reino Unido tem dado formação vital às forças ucranianas, permitindo-lhes defender o seu país, proteger a sua soberania e lutar pelo seu território. Estou orgulhoso de que hoje vamos expandir esse treino de soldados para fuzileiros navais e pilotos de caça, assegurando que a Ucrânia tem um exército capaz de defender os seus interesses bem no futuro", acrescentou.

Esta é a segunda vez que o presidente ucraniano sai do país desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022. A primeira foi em dezembro, quando viajou até aos Estados Unidos da América (EUA) e discursou no Congresso.

Já amanhã, Zelensky é esperado em Bruxelas, onde irá participar no Conselho Europeu extraordinário, após um convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

[Notícia atualizada às 08h44]

Leia Também: Portugal abriu 103 processos envolvendo crianças ucranianas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório