Fim de cobertura
Daniela Carrilho | há 1 mês
Boa noite. Terminamos aqui mais um acompanhamento AO MINUTO sobre o terramoto que abalou a Turquia e a Síria. Abriremos um novo registo na manhã de quinta-feira. Obrigada por ter estado desse lado.
Pai morre a segurar o filho nos braços nos escombros. Bebé estava vivo
Daniela Carrilho | há 1 mês
Um homem protegeu o filho até ao último segundo de vida. No vídeo, partilhado nas redes sociais, não é identificado se este grande ato de amor aconteceu na Turquia ou na Síria, mas mostra um homem a ser retirado dos escombros, já sem vida, enquanto segura o filho nos braços.
O momento em que as equipas de resgate percebem que a criança está viva, após muitas horas soterrada, é de grande alívio.
Atenção: as imagens podem chocar os leitores mais sensíveis.
Vídeos de resgates de bebés e crianças multiplicam-se nas redes sociais
Daniela Carrilho | há 1 mês
Os milagres repetem-se a cada momento no resgate por sobreviventes na Síria e na Turquia e as redes sociais vão revelando novos salvamentos, dando um rasgo de esperança no meio de um cenário de tanta destruição.
Karam foi resgatado dos escombros de uma casa destruída na aldeia de Armanaz, na zona rural de Idlib, na Síria.
Uma bebé de meses foi retirada com vida dos destroços, na Turquia, 40 horas após o terramoto. Nas imagens vê-se a menina a chuchar no dedo de um membro da equipa de resgate Nada se sabe sobre a sua família.
Um outro menino, que estava sob os escombros em Gaziantep, na Turquia, foi resgatado com sucesso pelas equipas de busca.
Arif Kaan, de três anos e meio, também foi retirado com vida do meio da destruição, na cidade turca de Karamamaras, 43 horas após o tremor de terra.
"Não sei se vou sobreviver". Menino grava vídeo debaixo dos escombros
Daniela Carrilho | há 1 mês
Um menino, que sobreviveu ao sismo, gravou-se debaixo dos escombros, na Síria, enviando uma mensagem através de um vídeo.
"Não sei se vou sobreviver", começa por dizer, mostrando a poeira e os destroços do prédio ao seu redor. "Se este vídeo for partilhado, significa que consegui sair vivo. Não podem entender este sentimento a menos que o tenham vivido. Só se já estiveram debaixo de escombros é que vão entender."
Ao fundo, ouvem-se gritos que o menor diz serem de duas famílias, seus vizinhos, que também ficaram submersos pelos destroços do prédio onde viviam.
A avaliar pelas suas palavras, o jovem deverá ter saído são e salvo do cenário de terror que viveu durante várias horas.
"Verdadeiramente chocante". Blinken reage ao número de mortos do sismo
Daniela Carrilho | há 1 mês
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, afirmou que a perda de vidas nos sismo ocorridos, na madrugada de segunda-feira, na Turquia e na Síria é "verdadeiramente impressionante e chocante".
O responsável acrescentou, reporta o jornal The Guardian, que os EUA enviaram mais de 150 equipas de busca e resgate para a Turquia e que Washington terá mais a dizer, nos próximos dias, sobre o apoio norte-americano ao povo turco e sírio.
Mais um resgate: Bebé de 4 meses retirada dos escombros em Hatay
Daniela Carrilho | há 1 mês
Imagens, partilhadas nas redes sociais, mostram uma menina, de apenas quatro meses, a ser retirada com vida dos escombros de um edifício após 57 horas do sismo que devastou a Turquia e a Síria.
A criança, de seu nome Ayşe, foi salva pelas equipas de socorro, na cidade turca de Hatay, que trabalham incansavelmente na busca de sobreviventes.
Reação de um pai o ver o corpo do filho bebé a ser retirado dos escombros
Daniela Carrilho | há 1 mês
Há imagens especialmente devastadoras no cenário de destruição causado pelo sismo de magnitude 7,8 que se registou na madrugada de segunda-feira, na Turquia e na Síria.
Um homem reage desesperado quando vê o corpo do seu filho bebé a ser retirado dos escombros. Uma equipa de resgate dos Capacetes Brancos retirou a criança, já sem vida, dos destroços de um prédio, na cidade de Harim, na província de Idlib, no noroeste da Síria.
Reação de um pai o ver o corpo do filho bebé a ser retirado dos escombros na Síria© MOHAMMED AL-RIFAI/AFP via Getty Images
Turquia e Síria. Número de mortos já ultrapassa os 12.000 devido ao sismo
Daniela Carrilho | há 1 mês
O número de mortes volta a subir, ao início da noite desta quarta-feira, para 12.000, na sequência do sismo devastador que provocou um cenário de destruição na Turquia e na Síria, avança a AFP.
O número de mortos provocados pelo sismo que abalou a Turquia e a Síria na segunda-feira ultrapassou os 12 mil, segundo um novo balanço provisório divulgado, esta quarta-feira, por autoridades e equipas de resgate.
Lusa | 21:05 - 08/02/2023
"O ministro turco disse que a realidade é pior do que se vê na televisão"
Daniela Carrilho | há 1 mês
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, deixou uma mensagem “de profundo agradecimento” àqueles que se prontificaram a seguir em missão humanitária para a Turquia, após o devastador sismo no país.
O governante ressalta a “rapidez” do Ministério da Administração Interna na reunião destes meios, “desta força de 53 homens e mulheres que partem agora para a Turquia numa manifestação de solidariedade”.
O ministro salientou que o seu homólogo turco se mostrou muito “sensibilizado” por este “gesto significativo” de Portugal.
“Acredito que a situação de trabalho vá ser muito difícil. Todos nós vimos as imagens da televisão, mas o ministro turco disse que a realidade é pior do que se vê”, realça Cravinho, destacando que os elementos desta missão “são um orgulho” para o país.
"É um momento em que Portugal mostra a sua solidariedade internacional"
Daniela Carrilho | há 1 mês
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, acompanhou a despedida da equipa de ajuda humanitária portuguesa, que vai a caminho da Turquia.
“É um momento em que Portugal mostra a sua solidariedade internacional. Tratam-se de elementos com muita experiência em participação em cenários com a complexidade e dificuldade que irão encontrar”, começa por dizer, dirigindo-se aos operacionais, no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa.
O ministro salienta que o "cenário de destruição é desolador” e os operacionais “irão encontrar circunstâncias que irão mexer com a sensibilidade”.
José Luís Carneiro agradece “a disponibilidade e prontidão” para servir Portugal e a “solidariedade internacional” nesta missão de assistência.
Recorde-se que desta força conjunta fazem parte operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Mais de 50 operacionais portugueses partem esta noite para a Turquia
Daniela Carrilho | há 1 mês
Os ministros da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros, José Luís Carneiro e João Gomes Cravinho, respetivamente, acompanham a equipa de assistência que está a caminho da Turquia, para dar apoio à população no país que foi devastado por um sismo devastador, na madrugada de segunda-feira.
O voo, que era para seguir pelas 14h30, vai partir daqui a pouco.
UE convoca conferência para março para mobilizar fundos
Lusa | há 1 mês
A União Europeia (UE) convocou para o início de março uma conferência de doadores internacionais para mobilizar fundos de apoio às populações da Turquia e da Síria, afetadas pelo sismo de segunda-feira.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, - cujo país preside ao Conselho da UE este semestre - anunciaram em comunicado a intenção de organizar a conferência em Bruxelas, em coordenação com as autoridades turcas.
O evento estará aberto aos Estados-membros da UE, países vizinhos, membros da ONU, instituições financeiras internacionais e outras partes interessadas.
O objetivo da iniciativa é coordenar a resposta dos doadores e arrecadar recursos para apoiar a recuperação das pessoas afetadas nas áreas atingidas pelo sismo na Turquia e na Síria.
Bolsa de Istambul encerra pela primeira vez em 24 anos devido a sismo
Lusa | há 1 mês
A bolsa de Istambul anunciou, esta quarta-feira, o seu encerramento até terça-feira, devido à volatilidade do mercado após o sismo que abalou na segunda-feira a Turquia e a Síria e provocou pelo menos 11.700 mortos.
A bolsa de Istambul anunciou, esta quarta-feira, o seu encerramento até terça-feira, devido à volatilidade do mercado após o sismo que abalou na segunda-feira a Turquia e a Síria e provocou pelo menos 11.700 mortos.
Lusa | 18:31 - 08/02/2023
Cão resgatado com vida após 55 horas sob os escombros na Turquia
Daniela Carrilho | há 1 mês
Não são apenas as pessoas que ainda estão a ser encontradas vivas sob os escombros, após o devastador sismo que provocou um cenário de destruição na Síria e na Turquia.
Em Hatay, na Turquia, este cão foi resgatado 55 horas após o terramoto, que já fez quase 12 mil mortos.
Cão resgatado com vida após 55 horas sob os escombros na Turquia© Oguz Yeter/Anadolu Agency via Getty Images
Guiné Equatorial oferece 500 milhões de ajuda ao governo turco
Lusa | há 1 mês
A Guiné Equatorial ofereceu hoje à Turquia 500 milhões de euros para ajudar na sequência da série de sismos que assolaram na segunda-feira o sudeste daquele país, anunciou hoje o chefe da diplomacia equato-guineense, Simeón Oyono Esono Angue.
A Guiné Equatorial ofereceu hoje à Turquia 500 milhões de euros para ajudar na sequência da série de sismos que assolaram na segunda-feira o sudeste daquele país, anunciou hoje o chefe da diplomacia equato-guineense, Simeón Oyono Esono Angue.
Lusa | 17:52 - 08/02/2023
"Ainda ouvimos os gritos dos presos". Equipas de resgate pedem ajuda
Daniela Carrilho | há 1 mês
Os Capacetes Brancos, um grupo de operações voluntárias de busca e resgate da Síria, emitiu, na tarde desta quarta-feira, um novo apelo por ajuda.
"Ainda ouvimos os gritos e gemidos dos que estão presos sob os escombros pedindo socorro", refere o grupo numa publicação partilhada na rede social Twitter.
Os voluntários alertam que há "milhares de vítimas e milhares de desaparecidos" e, por isso, pedem ajuda à resposta do grupo "para salvar mais vidas".
Na terça-feira, o governo do Reino Unido disse que iria aumentar o financiamento para o grupo, que foi criado em 2014 durante a guerra na Síria.
Um porta-voz dos Capacetes Brancos disse hoje, em declarações à BBC, que é necessária ajuda o quanto antes. "Estamos a correr para fazer o que podemos antes que o tempo acabe, mas a cada minuto que passa a hipótese de encontrar pessoas vivas diminui. É por isso que precisamos desesperadamente que a comunidade internacional aja rapidamente e garanta que mais ajuda chegue ao norte da Síria", afirmou o voluntário.
Diretor da MSF alerta para risco de propagação de doenças
Daniela Carrilho | há 1 mês
O diretor-geral da Médicos Sem Fronteiras, João Antunes, alertou hoje para o risco de propagação de doenças em situações de grande vulnerabilidade como aquela vivida atualmente na Turquia e na Síria, após um dos sismos mais mortíferos deste século.
O diretor-geral da Médicos Sem Fronteiras, João Antunes, alertou hoje para o risco de propagação de doenças em situações de grande vulnerabilidade como aquela vivida atualmente na Turquia e na Síria, após um dos sismos mais mortíferos deste século.
Lusa | 17:56 - 08/02/2023
Erdogan: "É impossível estar preparado para um desastre desta dimensão"
Daniela Carrilho | há 1 mês
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reconheceu, esta quarta-feira, "lacunas" na resposta das autoridades ao sismo que atingiu o seu país, mas fustigou as críticas "desonestas".
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reconheceu, esta quarta-feira, "lacunas" na resposta das autoridades ao sismo que atingiu o seu país, mas fustigou as críticas "desonestas".
Lusa | 17:29 - 08/02/2023
Menino de três anos resgatado com vida após 43 horas nos escombros
Daniela Carrilho | há 1 mês
Várias crianças pequenas foram resgatadas nas últimas horas em Kahramanmaras, uma das cidades mais atingidas pelo sismo na Turquia.
O pequeno Arif Kaan, de apenas três anos, foi retirado com vida dos escombros 43 horas após o sismo, que levou ao desabamento de inúmeros edifícios na região.
O menor foi então encaminhado para o hospital com o seu pai, que havia sido resgatado pouco antes.
ONU pede a governo sírio que facilite acesso ao noroeste rebelde
Lusa | há 1 mês
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje ao governo sírio que "deixe a política de lado" e facilite o acesso às áreas rebeldes atingidas no noroeste do país pelos devastadores terramotos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje ao governo sírio que "deixe a política de lado" e facilite o acesso às áreas rebeldes atingidas no noroeste do país pelos devastadores terremotos.
Lusa | 17:01 - 08/02/2023
Quase 300.000 deslocados devido ao sismo na Síria
Daniela Carrilho | há 1 mês
Mais de 298.000 pessoas foram forçadas a deixar as suas casas devido ao terremoto ocorrido na madrugada de segunda-feira.
Segundo a agência estatal Sana, o número refere-se apenas às partes da Síria sob controle do governo, excluindo as que estão sob o controle de outras fações, mais a norte do país, onde as consequências do sismo foram mais evidentes.
O ministro da administração interna, Hussein Makhlouf, cita a Reuters, afirmou que foram abertos 180 abrigos para pessoas deslocadas.
"Isto é uma grande calamidade", lamenta médico sírio
Daniela Carrilho | há 1 mês
Um médico sírio, entrevistado pela agência Reuters, revelou que os ferimentos das vítimas, na sequência do sismo registado na madrugada de segunda-feira, são mais devastadores do que da guerra civil de 11 anos no país.
Mohamad Zitoun, de 34, é um cirurgião que trabalha num hospital em Alepo, na Síria, localizado perto da fronteira turca. O profissional de saúde diz que se está a viver "uma grande calamidade".
"Vivi bombardeamentos e sobrevivi a massacres. Isto é totalmente diferente, aterrorizante e horrível. A primeira onda massiva de pacientes superou a capacidade de qualquer equipa médica. Os casos que chegavam para tratamento de bombardeamentos vinham um após o outro, em pequenas ondas, mas o terremoto trouxe 500 vítimas por dia, exigindo dezenas de operações. Muitos dos feridos morrem dentro de uma ou duas horas como resultado de choque traumático, insuficiência cardíaca ou sangramento, especialmente porque o tempo está frio e eles estiveram [em alguns casos] sob os escombros durante 11 ou 12 horas”, afirmou.
Turquia e Síria. Três voos da OMS a caminho para entregar material médico
Daniela Carrilho | há 1 mês
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prometeu fornecer equipas de especialistas e suprimentos médicos vitais para a Turquia e a Síria.
A organização vai enviar uma delegação de alto nível para coordenar a sua resposta no terreno e três voos com materiais médicos. Um desses voos já está a caminho de Istambul, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Um representante da OMS para a Síria revelou que "as necessidades de saúde são tremendas".
Mais de 40 países já se comprometeram a fornecer apoio à Turquia e à Síria após o sismo, que deixou milhares de mortos e feridos nos dois países. Há ainda centenas de pessoas presas sob os escombros, enquanto as equipas de resgate trabalham incansavelmente na busca por sobreviventes no terceiro dia de operações de busca.
Von der Leyen: "A Turquia e a Síria podem contar com a UE"
Daniela Carrilho | há 1 mês
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, prestou o seu apoio à Turquia e à Síria, destacando que a União Europeia estão disponíveis para ajudar os dois países, devastados por um forte sismo, que já provocou quase 12.000 mortos.
"Estamos a correr contra o tempo para salvar vidas juntos. Em breve prestaremos auxílio juntos. Turquia e Síria podem contar com a União Europeia. Vamos mobilizar fundos globalmente para as comunidades afetadas", afirmou a líder europeia, numa publicação na rede social Twitter.
Recorde-se que a União Europeia mobilizou, esta quarta-feira, uma verba de 6,5 milhões de euros para ajudar a Turquia e a Síria e que será distribuída através do Mecanismo de Proteção Civil, numa das maiores operações de socorro de sempre.
Sismo na Turquia. As imagens do 'depois' em Islahiye, Nurdagi e Duzici
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Maxar Technologies revelou, esta quarta-feira, uma vista aérea das três regiões - junto a Gaziantep - onde é possível ver a destruição que o abalo causou.
Veja as imagens do 'depois' em Islahiye, Nurdagi e Duzici, aqui:
Maxar Technologies revelou, esta quarta-feira, uma vista aérea das três regiões - junto a Gaziantep - onde é possível ver a destruição que o abalo causou.
Notícias ao Minuto | 16:34 - 08/02/2023
"Os sírios estão a ser esquecidos", diz trabalhador humanitário na Síria
Daniela Carrilho | há 1 mês
Osama Al-Hussein, um trabalhador de ajuda humanitária em Idlib, na Síria, revelou que as pessoas estão a precisar desesperadamente de ajuda, dois dias após o sismo devastador que ocorreu na Síria e na Turquia.
Em entrevista à Sky News, afirmou que “os sírios foram esquecidos”, havendo apenas algumas pessoas a receber apoio internacional que foi disponibilizado por vários países.
"Este é um desastre único, as pessoas ainda estão sob os escombros. A situação é realmente catastrófica e trágica. Todas as ONGs e os Capacetes Brancos estão a fazer o possível para responder ao desastre, mas há uma grande escassez de remédios, abrigo, comida. Sem ajuda internacional até agora, infelizmente, os sírios estão esquecidos. As ONGs precisam de alguém do conselho internacional para nos ajudar e nos apoiar neste desastre”, afirmou Al-Hussein.
O trabalhador diz ainda que o número de mortes está a aumentar “dramaticamente” e que os “hospitais estão cheios, as pessoas estão sem abrigo [e] as crianças precisam de qualquer tipo de apoio e alimentação”.
Bebé de um ano resgatado após 53 horas na Turquia
Daniela Carrilho | há 1 mês
Nas redes sociais, multiplicam-se os vídeos de resgates de sucesso a pessoas, nomeadamente bebés e crianças, que ficaram entre os escombros devido ao sismo da madrugada de segunda-feira.
Surge agora um novo momento de alegria no caos. Um bebé, de apenas um ano, foi retirado com vida dos escombros, em Hatay, na Turquia.
Aviões carregados com ajuda humanitária chegam à Síria
Daniela Carrilho | há 1 mês
A Síria recebeu, esta quarta-feira, aviões com ajuda vinda da Índia, Irão, Emirados Árabes Unidos e Jordânia, de acordo com a agência de notícias estatal Sana.
O voo do Irão entregou 31 toneladas de suprimentos, enquanto a Índia enviou aproximadamente seis toneladas de equipamentos médicos.
As promessas de ajuda chegaram de todo o mundo, no entanto, há vários desafios políticos e logísticos na entrega dos materiais aos sobreviventes e equipas de resgate devido à guerra civil que se vive no país. A maior parte do país está sob controle do governo, mas a região norte - que é a mais atingida pelo terremoto - é controlada por diferentes grupos.
UE envia 6,5 milhões de euros de ajuda a Ancara e Damasco
Lusa | há 1 mês
A União Europeia mobilizou, esta quarta-feira, uma verba de 6,5 milhões de euros para ajudar a Turquia e a Síria e que será distribuída através do Mecanismo de Proteção Civil, numa das maiores operações de socorro de sempre.
A União Europeia mobilizou, esta quarta-feira, uma verba de 6,5 milhões de euros para ajudar a Turquia e a Síria e que será distribuída através do Mecanismo de Proteção Civil, numa das maiores operações de socorro de sempre.
Lusa | 15:24 - 08/02/2023
Há problemas de acesso à Internet no sul da Turquia
Daniela Carrilho | há 1 mês
O acesso à Internet continua restrito nas partes do sul da Turquia, depois dos sismos devastadores, que abalaram a Turquia e a Síria.
As métricas ao vivo fornecidas pela organização de vigilância NetBlocks mostram as regiões da Turquia onde os principais problemas de conectividade foram relatados, incluindo a província de Hatay, onde se regista cortes de energia.
ONG diz que regime sírio continua a atacar rebeldes em zonas afetadas
Lusa | há 1 mês
Uma organização não-governamental turco-síria denunciou, esta quarta-feira, que o regime sírio de Bashar al-Assad continua a bombardear posições dos rebeldes sírios mesmo depois de estas terem sido afetadas pelos sismos registados na segunda-feira no noroeste da Síria e na Turquia.
Uma organização não-governamental turco-síria denunciou, esta quarta-feira, que o regime sírio de Bashar al-Assad continua a bombardear posições dos rebeldes sírios mesmo depois de estas terem sido afetadas pelos sismos registados na segunda-feira no noroeste da Síria e na Turquia.
Lusa | 15:08 - 08/02/2023
Número de mortos sobe para mais de 11.700
Daniela Carrilho | há 1 mês
Mais de 11.700 pessoas já morreram na sequência do sismo que assolou a Turquia e a Síria. A nova atualização dos números ocorre depois do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter confirmado que o número de mortos no seu país aumentou para 9.057.
Os Capacetes Brancos, um grupo de operações voluntárias de busca e resgate em áreas controladas por rebeldes na Síria, registaram 1.400 mortes, avança a Sky News.
Reino Unido vai 8 milhões de libras para apoiar a Turquia e a Síria
Daniela Carrilho | há 1 mês
O governo britânico anunciou, esta quarta-feira, um pacote de ajuda adicional que será enviada tanto para a Síria como para a Turquia, no valor de oito milhões de libras, o equivalente a nove milhões de euros.
O Reino Unido já forneceu uma equipa de busca e resgate de 77 pessoas, que chegou ao epicentro do sismo na Turquia na noite passada.
Agora, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que "itens vitais", como tendas e cobertores, vão ser enviados nos próximos dias para ajudar até 15 mil sobreviventes, assim como uma equipa de médicos “de classe mundial” com capacidade de resposta para tratamentos de emergência, reporta a Sky News.
Presidente Erdogan encontra-se com sobreviventes em cidade devastada
Daniela Carrilho | há 1 mês
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou às zonas do país afetadas pelo sismo e foi na cidade de Kahramanmaras que se encontrou com os sobreviventes da tragédia que assolou o país na madrugada de segunda-feira.
Surgem agora fotografias do encontro do líder turco com os cidadãos daquela região, onde aparece a abraçar e acarinhar aqueles que ficaram com as suas vidas destruídas após o sismo.
Erdogan encontra-se com sobreviventes em cidade devastada© Turkish Presidency / Handout/Anadolu Agency via Getty Images
ONU dá 25 milhões do fundo de emergência para resposta humanitária
Ema Gil Pires | há 1 mês
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, esta quarta-feira, que disponibilizou 25 milhões de dólares (mais de 23 milhões de euros) do seu fundo de emergência para ajudar a potenciar a resposta humanitária na Turquia e na Síria, na sequência do sismo que afetou os países, reporta a Associated Press.
A ONU garantiu, ainda, estar a "explorar todas as vias" para conseguir garantir fornecimentos para o noroeste da Síria, região controlada por forças rebeldes. De acordo com a Reuters, o alto funcionário da agência aqui citado, Stephane Dujarric, explicou que é expectável que tal seja possível já a partir de amanhã.
Isto depois de, como explicou o porta-voz da ONU, a estrada que conduz ao posto fronteiriço de Bab al-Hawa, entre a Turquia e o norte da Síria, ter sido danificada - interrompendo, temporariamente, a chegada de ajuda humanitária à região.
Uso do Twitter estará a ser restringido na Turquia
Ema Gil Pires | há 1 mês
O The Guardian está a dar conta de alguns relatos, ainda não confirmados, que dão conta de que o tráfego na rede social Twitter estará a ser restringido na Turquia. Até agora, estava a ser utilizado como um canal para comunicar o paradeiro de pessoas que estavam presas nos escombros.
Porém, esta alegada decisão surge já depois de polícia turca ter dito, na terça-feira, que tinha detido pelo menos quatro pessoas suspeitas de estarem a disseminarem desinformação na plataforma e, também, de espalharem o pânico sobre a situação no terreno - algo que dificultava as operações.
Quase 300 mil sírios estão deslocados na sequência do sismo
Ema Gil Pires | há 1 mês
Na Síria, quase 300 mil pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas, na sequência do sismo que afetou o país, à semelhança do que aconteceu com a Turquia.
As declarações foram proferidas por Hussein Makhlouf, ministro da Administração Local do país. Segundo reporta a agência noticiosa Sana, em causa está uma contabilização que terá em conta, apenas, as regiões da Síria que estão sob controlo do governo oficial.
De momento, 180 abrigos foram já disponibilizados para prestar apoio aos cidadãos, revelou ainda a mesma fonte.
De momento, 180 abrigos foram já disponibilizados para prestar apoio aos cidadãos, revelou Hussein Makhlouf, ministro da Administração Local do país.
Notícias ao Minuto | 13:41 - 08/02/2023
Atsu desaparecido. Homem encontrado nos escombros não é o ex-FC Porto
Notícias ao Minuto | há 1 mês
O responsável médico do Hatayspor, Gurbey Kahveci, fez saber, esta quarta-feira, em declarações prestadas ao jornal turco Hurriyet, que Christian Atsu continua desaparecido, após o forte sismo que se fez sentir na Turquia, na segunda-feira.
Apesar de a imprensa desportiva ter adiantado que o internacional ganês (que esteve ligado ao FC Porto, entre 2009 e 2013) tinha sido encontrado com vida, ainda que com alguns ferimentos, o dirigente informa que tal não corresponde à verdade. O mesmo sucede com o diretor desportivo do clube, Taner Savut.
Responsável médico do Hatayspor informa que ainda não há sinais do internacional ganês.
Notícias ao Minuto | 12:16 - 08/02/2023
Benfica envia mantas térmicas para ajudar vítimas do sismo na Turquia
Notícias ao Minuto | há 1 mês
O Benfica anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que se juntou à 'onda' de apoio em torno das vítimas do violento sismo que se fez sentir, na passada segunda-feira, na Turquia.
Os encarnados informam que, através da Fundação, manifestaram "a sua solidariedade" face à tragédia que abalou no país, e que irão proceder "ao envio de 1000 mantas térmicas para apoio às vítimas, dando assim resposta imediata ao apelo lançado pela embaixada turca em Lisboa", nas últimas horas.
Clube da Luz diz estar a atuar "de forma coordenada com as entidades oficiais".
Notícias ao Minuto | 12:48 - 08/02/2023
'Capacetes brancos' pedem ajuda internacional para operações na Síria
Lusa | há 1 mês
Os 'capacetes brancos', socorristas das zonas rebeldes na Síria, pediram hoje à comunidade internacional o envio de equipas de busca e salvamento para os ajudar nas operações para encontrar sobreviventes sob os escombros após os mortíferos sismos de segunda-feira.
"Pedimos à comunidade internacional que assuma as responsabilidades em relação às vítimas civis. Precisamos que equipas internacionais de resgate nas nossas regiões", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) Mohammad al-Hammad, porta-voz dos 'capacetes brancos'.
Os 'capacetes brancos', socorristas das zonas rebeldes na Síria, pediram hoje à comunidade internacional o envio de equipas de busca e salvamento para os ajudar nas operações para encontrar sobreviventes sob os escombros após os mortíferos sismos de segunda-feira.
Lusa | 12:02 - 08/02/2023
Ucrânia já enviou equipa para ajudar na Turquia. Veja as imagens
Notícias ao Minuto | há 1 mês
A equipa prometida pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para ajudar a encontrar sobreviventes do sismo que abalou a Turquia partiu, na terça-feira, rumo ao país. No total, 87 ucranianos seguiram no "grupo de equipas de resgate e equipamentos para a Turquia para ajudar a superar as consequências" do terramoto, tal como anunciado.
No Telegram, recorde-se, o chefe de Estado adiantou que "os especialistas ucranianos têm experiência relevante na superação das consequências de desastres naturais". Veja as imagens da partida através da ligação que se segue:
Por outro lado, a Ucrânia não anunciou nenhuma medida de ajuda à Síria, sendo o governo de Damasco um aliado próximo da Rússia, que ali tem bases militares.
Notícias ao Minuto | 12:07 - 08/02/2023
"Mas eu sou muito pesada...", diz menina ao ser resgatada na Turquia
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Uma menina de 5 anos foi resgatada dos escombros 51 horas depois do sismo que atingiu a Turquia e a Síria. Os esforços de busca e resgate em Hatay, na Turquia, continuaram pela noite dentro, ao passo que milhares continuam a ser retirados dos destroços.
Segundo o Daily Sabah, as equipas de resgate ouviram som a vir dos detritos e trabalharam durante três horas para chegar ao barulho que vinha de uma menina de cinco anos.
No vídeo, pode ouvir-se as palavras da menina, Serap Ela, ao ser resgatada em braços: “Mas eu sou muito pesada…”. A frase deu azo vários sorrisos por parte da equipa.
Adiada hora de partida da missão portuguesa para a Turquia
Ema Gil Pires | há 1 mês
A Força Operacional Conjunta (FOCON) que, esta quarta-feira, partirá para a Turquia, com o intuito de ajudar nas operações de socorro no país, vai afinal embarcar mais tarde, segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A partida, inicialmente prevista para as 14h30, foi então adiada para as 22h desta quarta-feira, "devido a constrangimentos relacionados com o atraso do voo comercial".
O avião vai descolar do AT1 (Terminal Militar de Figo Maduro).
O comunicado esclarece ainda que desta força conjunta fazem parte operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
"A ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia", explica ainda a nota.
Em causa estão "constrangimentos relacionados com o atraso do voo comercial".
Notícias ao Minuto | 12:11 - 08/02/2023
Resposta lenta ao terramoto na Turquia? Erdogan critica "provocadores"
Ema Gil Pires | há 1 mês
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou todos os "provocadores", depois de terem surgido relatos que dão conta de que o governo local tem sido lento a responder às consequências do sismo que afetou o país, reporta a Sky News.
O presidente turco pediu ainda, perante estas alegações, que os cidadãos nacionais apenas tenham em consideração a informação divulgada pelas autoridades.
"Daremos, se Deus quiser, o nosso apoio a todas as famílias afetadas", garantiu o chefe de Estado turco, que acrescentou: "Houve problemas com estradas e aeroportos, mas a situação irá melhorar".
Erdogan garantiu ainda que todas as famílias afetadas pelo terramoto vão receber do governo um apoio de 10 mil liras (quase 500 euros, ao câmbio atual).
O presidente turco pediu ainda, perante estas alegações, que os cidadãos nacionais tenham apenas em consideração a informação divulgada pelas autoridades.
Notícias ao Minuto | 13:43 - 08/02/2023
UE apresenta recomendações para reforçar resiliência a catástrofes
Lusa | há 1 mês
A Comissão Europeia adotou hoje recomendações para reforçar a resiliência da União Europeia a catástrofes naturais e emergências de grandes dimensões, como incêndios florestais, inundações e sismos, defendendo um reforço do mecanismo europeu de proteção civil.
O executivo comunitário, em cooperação com as 27 capitais, identificou "cinco objetivos a prosseguir coletivamente" de forma a garantir uma maior resiliência a catástrofes: o primeiro é melhorar a avaliação dos riscos, a antecipação e o planeamento da gestão dos riscos de catástrofe, o segundo passa por aumentar a sensibilização e a preparação da população para os riscos, o terceiro é reforçar o alerta precoce, o quarto é o reforço da capacidade de resposta do mecanismo de proteção civil da UE, e, por fim, garantir um sistema de proteção civil sólido.
A Comissão Europeia adotou hoje recomendações para reforçar a resiliência da União Europeia a catástrofes naturais e emergências de grandes dimensões, como incêndios florestais, inundações e sismos, defendendo um reforço do mecanismo europeu de proteção civil.
Lusa | 11:12 - 08/02/2023
Mais de 11.000 mortos em ambos os países na sequência do sismo
Ema Gil Pires | há 1 mês
As autoridades sírias e turcas contabilizam já mais de 11.200 óbitos na sequência do intenso sismo que, na madrugada de segunda-feira, assolou a região, segundo reporta a AFP.
A atualização acerca das baixas turcas (8.754) foi feita pelo próprio presidente do país, Recep Tayyip Erdoğan. Na Síria, o número fica-se pelos 2.470 - fazendo assim o balanço ascender, de momento, aos 11.224.
Recorde-se que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tinha já alertado para que o número final de fatalidades pudesse chegar aos 20.000.
Menino de 2 anos esteve 44 horas soterrado, mas resistiu (e ainda sorriu)
Ema Gil Pires | há 1 mês
Várias são as histórias de resistências que têm vindo a ser partilhadas, nas redes sociais, na sequência do forte sismo que afetou os territórios da Turquia e da Síria. Desta vez, o protagonista é Muhammed, de apenas dois anos, que ficou durante 44 horas preso debaixo de destroços.
O vídeo foi captado na província turca de Hatay. De forma a mantê-lo vivo, as equipas de resgate foram ajudando o menino a beber água por uma tampa, para se manter hidratado.
O agradecimento de Muhammed foi imediato, com um sorriso (enternecedor) que não deixa margem para dúvidas. Veja o momento através da ligação que se segue:
Menino foi filmado enquanto se encontrava ainda debaixo dos destroços causados pelo terramoto. Durante aquilo que foram quase dois dias, foi bebendo água por via de uma tampa, de modo a não desidratar.
Notícias ao Minuto | 10:49 - 08/02/2023
Síria pede apoio. Mecanismo de Proteção Civil da UE ativado
Ema Gil Pires | há 1 mês
A Síria pediu apoio à União Europeia para fazer face às consequências deste sismo que afetou o país, bem como o território turco. A informação foi avançada por um comissário europeu, aqui citado pela AFP.
Como explica também a Reuters, a Síria ativou o mecanismo de Proteção Civil do bloco europeu esta quarta-feira, dois dias após este grande terramoto, anunciou o comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic.
A mesma fonte disse ainda, a propósito deste tema, que os Estados-membros são encorajados a prestar a assistência que seja necessária para ajudar os países afetados por esta crise sísmica.
Papa Francisco: "Estou a rezar por eles com emoção"
Ema Gil Pires | há 1 mês
O Papa Francisco disse, esta quarta-feira, estar a rezar pelas milhares de vítimas do sismo que assolou na segunda-feira os territórios da Turquia e da Síria, tendo pedido à comunidade internacional que continue a apoiar os esforços de resgate no local, reporta a Reuters.
"Estou a rezar por eles com emoção", disse o chefe da Igreja Católica, manifestando ainda a sua proximidade face a "estas pessoas, às famílias das vítimas e a todos os que sofrem com esta catástrofe devastadora".
E acrescentou, no final da sua audiência semanal na Sala Paulo VI, no Vaticano: "Agradeço àqueles que estão a oferecer ajuda e encorajo todos a mostrarem-se solidários com estes países, alguns dos quais já foram atingidos por uma longa guerra".
O Papa Francisco encorajou hoje as pessoas a serem solidárias com a Turquia e a Síria após os sismos que atingiram os dois países na segunda-feira, num apelo feito durante a habitual audiência geral no Vaticano.
Lusa | 10:43 - 08/02/2023
Criança encontrada a dormir nos escombros do sismo na Turquia
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Um menino, que foi encontrado com vida nos escombros provocados pelo sismo na Turquia, acordou ao aperceber-se da presença das equipas de salvamento.
Quando pegaram nele ao colo, questionou: "O que é que se está a passar?"
O vídeo está a correr mundo e é um de muitos que mostra crianças a serem resgatadas após o forte sismo que assolou a Turquia e a Síria. Veja o momento através da ligação seguinte:
"O que é que se está a passar?", perguntou a criança.
Notícias ao Minuto | 09:46 - 08/02/2023
Quatro voluntários das equipas de resgate perderam a vida
Ema Gil Pires | há 1 mês
Entre os vários indivíduos que perderam a vida na Síria, na sequência deste intenso sismo, encontram-se quatro voluntários que faziam parte de uma equipa envolvida nas operações de busca e de resgate no país.
De acordo com as forças de defesa civil da Síria, Mahmoud Sharif, Dhaif Al-Shaker, Khalil Tokaj e Fatima Al-Hassan, bem como as suas famílias, perderam a vida na sequência do colapso de edifícios na zona noroeste da Síria.
Turquia. Erdogan já chegou às zonas afetadas pelo sismo
Ema Gil Pires | há 1 mês
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, já terá chegado às zonas do país afetadas pelo sismo. Segundo reporta a emissora estatal TRT, o chefe de Estado prepara-se para efetuar uma comunicação pública na cidade de Kahramanmaras.
OMS: Dimensão das perdas não será conhecida por "bastante tempo"
Ema Gil Pires | há 1 mês
A dimensão das perdas em território turco e sírio, na sequência do sismo de magnitude 7,8 que afetou a região, não será conhecida por "bastante tempo", revelou Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), em declarações à Sky News.
"Cada catástrofe é diferente. E, claro, o trabalho em curso para conseguir chegar às pessoas é extremamente importante", explicou a porta-voz.
E acrescentou: "Não saberemos realmente a extensão destas perdas durante bastante tempo. E o importante é evitar que as pessoas que tenham ficado feridas ou tenham sido afetadas por isto também morram".
Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), lembrou, sobre este desastre natural, que "cada catástrofe é diferente".
Notícias ao Minuto | 09:52 - 08/02/2023
China oferece seis milhões de dólares em ajuda à Turquia
Ema Gil Pires | há 1 mês
A China vai oferecer cerca de seis milhões de dólares (mais de 5,5 milhões de euros) em apoio de emergência à Turquia, incluindo equipas de busca e salvamento, trabalhadores médicos e material de socorro para catástrofes, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, numa conferência de imprensa regular, aqui citada pelo New York Times.
Família resgatada dos escombros em Alepo enquanto multidão festeja
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Na Síria, em Alepo, uma família foi resgatada após mais de 24 horas soterrada nos escombros da casa onde vivia.
Três crianças e três adultos foram resgatados perante a efusão da multidão que rodeava os destroços.
A família foi salva com vida e sofreu apenas ferimentos ligeiros, tendo sido encaminhada para o Hospital Universitário de Alepo.
Oposição culpa Erdogan pelo impacto do terramoto na Turquia
Lusa | há 1 mês
O principal partido da oposição na Turquia (CHP) culpou hoje o presidente Recep Tayyip Erdogan pelo devastador impacto do sismo e pediu aos seus autarcas que ajudem as vítimas, mesmo que tenham de enfrentar o poder do Estado.
"Recuso-me a alinhar com o governo", disse o líder do social-democrata CHP, Kemal Kilicdaroglu, numa mensagem de vídeo, referindo-se aos apelos do partido no poder (AKP) à unidade nacional após o terremoto, que até agora matou mais de 6.900 pessoas na Turquia.
Salientando que o CHP não aceitará os obstáculos burocráticos colocados aos municípios controlados pela oposição para distribuir ajuda, o responsável instou os presidentes de câmara do seu partido a agirem por conta própria.
O principal partido da oposição na Turquia (CHP) culpou hoje o presidente Recep Tayyip Erdogan pelo devastador impacto do sismo e pediu aos seus autarcas que ajudem as vítimas, mesmo que tenham de enfrentar o poder do Estado.
Lusa | 09:16 - 08/02/2023
Incêndio no porto de Iskenderun continua a lavrar, mas está contido
Ema Gil Pires | há 1 mês
O incêndio que deflagrou no porto turco de Iskenderun, na sequência deste forte sismo, continua a lavrar, mas está contido, segundo revelou um membro do Corpo de Bombeiros de Istambul, aqui citado pelo New York Times. De momento, cerca de 75 operacionais estão envolvidos nos trabalhos no terreno.
Atsu escapou à tragédia. Estava no 9.º andar quando sismo destruiu prédio
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Christian Atsu sobreviveu ao trágico sismo que abalou a Turquia, na passada segunda-feira, mas não escapou aos ferimentos e a um valente 'susto', segundo relatou, esta quarta-feira, o seu empresário, ao jornal britânico Mirror.
"A última vez que falei com ele foi à meia-noite de domingo. O Christian e os companheiros de equipa estiveram a jogar póquer até às 3h30 da manhã, no apartamento de um amigo. O caminho de volta ao aparamento dele era de meia hora. Ele regressou às4h00, e o sismo começou 20 minutos depois", afirmou Nana Sechere.
"Não soube de nada até ter recebido a chamada de um diretor do clube, às 5h00, a perguntar-me se sabia alguma coisa do Christian. Ele disse-me que o prédio do Christian tinha sido completamente destruído e que não conseguiam contactá-lo", prosseguiu.
"Estava a torcer para que ele estivesse acordado e para que o sismo não tivesse acontecido enquanto dormia. Ele estava num prédio de 11 andares, e morava no nono. Os diretores do clube tentaram ajudar-me a encontrá-lo, mas foi muito difícil", completou.
Empresário informa que o antigo jogador do FC Porto "está estável".
Notícias ao Minuto | 08:51 - 08/02/2023
Mais de 9.600 mortes na sequência do terramoto
Ema Gil Pires | há 1 mês
A Sky News está a reportar que são já mais de 9.600 as vítimas mortais contabilizadas na Turquia e na Síria, na sequência do sismo de magnitude 7,8 que assolou a região.
Na Turquia, contam-se já 7.108 óbitos relacionados com este fenómeno sísmico, ao passo que na Síria morreram 2.530 pessoas.
Em ambos os países, mais 1.700 vítimas mortais foram contabilizadas durante as últimas sete horas.
Síria. Dois irmãos resgatados com vida após 17 horas nos escombros
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Nas redes sociais, estão a circular imagens que dão conta de uma impressionante história de sobrevivência. As captações mostram uma menina síria, de sete anos de idade, acompanhada do seu irmão mais novo, protegendo-lhe a cabeça enquanto estavam ambos debaixo dos escombros.
A imprensa internacional está a reportar que estes irmãos passaram 17 horas debaixo dos escombros antes de serem resgatados com sucesso pelas equipas no local.
Sapadores de Lisboa partem para ajudar na Turquia. Moedas "orgulhoso"
Notícias ao Minuto | há 1 mês
É com "orgulho e espírito de missão" que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, vê a partida de elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros da cidade para uma missão de ajuda na Turquia, depois dos violentos sismos que assolaram o país, assim como a Síria.
"É com orgulho e espírito de missão que vejo o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa integrar a equipa portuguesa que parte para a Turquia para apoiar o país nas operações de salvamento", escreveu Moedas na rede social Twitter.
São já mais de 9.500 as vítimas mortais derivadas do sismo
Ema Gil Pires | há 1 mês
O número oficial de mortos na Turquia aumentou de 6.234 para 6.957, segundo avançou a agência nacional de gestão de emergências, aqui citada pelo New York Times.
Contas feitas, são já mais de 9.504 as vítimas mortais derivadas do forte sismo que atingiu os territórios da Turquia e da Síria. Isto tendo em conta os 2.547 óbitos até agora reportados pelas autoridades sírias - contabilizando tanto as vítimas mortais nas regiões controladas pelo governo oficial, como aquelas que ocorreram nas zonas ocupadas por insurgentes.
O último balanço provisório dos sismos que atingiram a Turquia e a Síria indica a morte de 9.500 pessoas, no conjunto dos dois países.
Lusa | 08:35 - 08/02/2023
Quase 80 mil pessoas envolvidas nas operações de resgate
Ema Gil Pires | há 1 mês
Mais de 79 mil pessoas estão, de momento, envolvidas nas operações de resgate em território turco, segundo dá conta a autoridade de gestão de catástrofes local, aqui citada pela Sky News.
Em causa está uma contabilização que inclui, também, elementos das equipas internacionais que foram destacadas para ajudar no terreno.
Número de vítimas mortais já está acima de 8.700
Ema Gil Pires | há 1 mês
A mais recente contabilização de vítimas mortais oferecida pelas autoridades locais, na sequência do violento sismo que assolou o território da Turquia e da Síria, está já nos 8.764. Isto numa altura em que prosseguem as buscas por sobreviventes, reporta a Sky News.
As autoridades dão conta de que 6.234 pessoas perderam a vida na Turquia (havendo mais de 37 mil feridos), ao passo que 2.530 morreram na Síria - contabilizando tanto as vítimas mortais nas regiões controlados pelo governo oficial, como aquelas que ocorreram nas zonas ocupadas por insurgentes.
Turquia. Imagens mostram pai a segurar a mão de filha morta nos escombros
Daniela Carrilho | há 1 mês
É (mais) uma das muitas imagens que estão a marcar a tragédia que assolou a Turquia e a Síria, na madrugada de segunda-feira. Um homem foi fotografado, na terça-feira, enquanto segurava a mão da filha, Irmak, de 15 anos, sem vida, entre os escombros de um prédio, localizado em Kahramanmaras, na Turquia.
Mesut Hancer foi fotografado, sentado nos destroços, com um ar apático, enquanto aguarda pelo resgate da menor, conforme se pode ver nos registos da Getty Images, que pode ver através da ligação abaixo:
Mesut Hancer foi fotografado, sentado nos destroços, com um ar apático, enquanto aguarda pelo resgate da menor.
Daniela Carrilho | 23:52 - 07/02/2023
Sapadores de Lisboa enviam 15 bombeiros para a Turquia esta quarta-feira
Notícias ao Minuto | há 1 mês
Os Bombeiros Sapadores de Lisboa informaram, na terça-feira, que 15 dos seus elementos farão parte Força Operacional Conjunta (FOCON) que partirá hoje para a Turquia, no âmbito do sismo registado esta semana.
"15 elementos do Regimento Sapadores Bombeiros #Lisboa integram a equipa portuguesa que parte amanhã, 8 de fevereiro, para a Turquia para apoiar nos esforços de busca e salvamento na sequência do trágico sismo que atingiu o país", informou ontem a Câmara Municipal de Lisboa no Twitter.
Estes são 15 dos 53 elementos que vão partir nesta missão do Terminal Militar de Figo Maduro, em Lisboa, por volta das 14h30.
Os funcionários fazem parte de um grupo conjunto que partirá para as zonas afetadas pelo sismo que teve epicentro em território turco, mas afetou também a Síria.
Notícias ao Minuto | 23:58 - 07/02/2023
Mãe e filha de 2 anos resgatadas na Turquia após 44 horas sob escombros
Lusa | há 1 mês
Equipas de emergência turcas conseguiram resgatar esta madrugada uma mãe síria e a filha de dois anos, 44 horas depois de terem sido soterradas sob os escombros de um prédio destruído no sul da Turquia.
Segundo a agência de notícias estatal turca, Anatólia, equipas de busca e salvamento ouviram gritos de socorro no que restava de um dos muitos edifícios destruídos na cidade de Kahramanmaras, perto da fronteira com a Síria.
Depois de remover meticulosamente os escombros, as equipas alcançaram Imed Sabha, uma mãe síria de 33 anos, e a filha, Vafe, que foram levados para uma ambulância de maca e depois transferidas para um hospital próximo.
Equipas de emergência turcas conseguiram resgatar esta madrugada uma mãe síria e a filha de dois anos, 44 horas depois de terem sido soterradas sob os escombros de um prédio destruído no sul da Turquia.
Lusa | 06:22 - 08/02/2023
Palestina e Israel registam pequeno sismo sem feridos ou danos materiais
Lusa | há 1 mês
Um terramoto de 3,5 na escala de Richter foi registado hoje em território palestiniano e em Israel, causando tremores leves, mas sem resultar em feridos ou danos materiais graves, divulgaram as autoridades.
O abalo ocorre quase dois dias depois dos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria, que resultaram em mais de 7.800 mortos, segundo o último balanço provisório.
O epicentro foi localizado a cerca de 28 quilómetros a nordeste da cidade palestiniana de Nablus, no norte da Cisjordânia ocupada, adiantou o jornal Haaretz, que citou registos do Centro Sismológico da Europa-Mediterrâneo.
Um terramoto de 3,5 na escala de Richter foi registado hoje em território palestiniano e em Israel, causando tremores leves, mas sem resultar em feridos ou danos materiais graves, divulgaram as autoridades.
Lusa | 06:37 - 08/02/2023
Novo balanço na Turquia e Síria ultrapassa os 8.300 mortos
Lusa | há 1 mês
O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 8.300, de acordo com um novo balanço provisório divulgado hoje pelas autoridades.
Na Turquia, o mais recente balanço regista 5.894 mortos, enquanto na Síria foram até agora registadas 2.470 mortes, num total provisório de 8.364, noticiou a agência France-Presse (AFP), que cita dados das autoridades dos dois países.
O balanço anterior apontava para mais de 7.800 mortos na Turquia e na Síria.
O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 8.300, de acordo com um novo balanço provisório divulgado hoje pelas autoridades.
Lusa | 06:45 - 08/02/2023
Início de cobertura
Ema Gil Pires | há 1 mês
Bom dia. Damos aqui início a mais uma cobertura AO MINUTO sobre as consequências do violento sismo de magnitude 7,8 que assolou os territórios da Turquia e da Síria. Recorde a anterior cobertura através da ligação abaixo:
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o sismo que abalou a Turquia na segunda-feira.
Notícias ao Minuto | 07:41 - 07/02/2023
Comentários
Regras de conduta dos comentários