Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Palestina e Israel registam pequeno sismo sem feridos ou danos materiais

Um terramoto de 3,5 na escala de Richter foi registado hoje em território palestiniano e em Israel, causando tremores leves, mas sem resultar em feridos ou danos materiais graves, divulgaram as autoridades.

Palestina e Israel registam pequeno sismo sem feridos ou danos materiais
Notícias ao Minuto

06:37 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Turquia

O abalo ocorre quase dois dias depois dos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria, que resultaram em mais de 7.800 mortos, segundo o último balanço provisório.

O epicentro foi localizado a cerca de 28 quilómetros a nordeste da cidade palestiniana de Nablus, no norte da Cisjordânia ocupada, adiantou o jornal Haaretz, que citou registos do Centro Sismológico da Europa-Mediterrâneo.

Os tremores foram sentidos nas províncias palestinianas de Nablus, Ramallah, al Bireh ou Jerusalém, bem como em bairros israelitas na região e em outros locais de Israel.

Segundo o jornal 'online' Times of Israel, uma unidade do Exército israelita especificou que o sistema de alerta de terramotos que o país detém não foi ativado, uma vez que os tremores que sacudiram a área foram leves e não representaram perigo para a população.

Na Cisjordânia, o Centro Sismológico da Universidade Nacional An Najah, em Nablus, estimou que o terremoto teve magnitude entre 3,4 e 3,7 na escala Richter.

A mesma fonte enfatizou que foi um terremoto bastante fraco, o que não é incomum, já que a região costuma ser exposta a esses terremotos, segundo a agência oficial de notícias palestina Wafa.

Israel e os territórios palestinianos estão localizados na chamada falha africana-síria, uma zona geologicamente vulnerável que atravessa o vale de Jordão e que, segundo especialistas, um dia pode causar um grande sismo.

A Turquia registou o epicentro dos sismos de magnitude 7,7 e 7,6 na escala de Richter, que ocorreram na segunda-feira.

Até agora, foram contabilizadas 435 réplicas de menor intensidade nas zonas afetadas, nas quais estão a trabalhar mais de 60 mil pessoas em missões de buscas e salvamento e remoção de escombros, no âmbito de um dispositivo que conta com mais de 100 aviões e helicópteros destacados.

Leia Também: Sismo de magnitude 3,5 sentido na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório