Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Seis civis mortos em ataque de alegados extremistas no Burkina Faso

Seis civis morreram e um ficou ferido segunda-feira num ataque de alegados fundamentalistas islâmicos a uma localidade na região centro-oeste de Burkina Faso, anunciou hoje o governador da região.

Seis civis mortos em ataque de alegados extremistas no Burkina Faso
Notícias ao Minuto

20:57 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"O departamento de Dassa, na província de Sanguié, foi atacado" na segunda-feira "por volta das 17:00 (mesma hora em Lisboa) por homens armados não identificados", disse o governador Boubacar Nouhoun Traoré num comunicado.

"Infelizmente, o saldo humano deste ataque é de seis mortos e um ferido. Também lamentamos os danos materiais significativos", acrescentou.

Manifestando a sua "compaixão e solidariedade para com as famílias enlutadas", Traoré convidou as populações a "maior colaboração com as Forças de Defesa e Segurança (FDS) que se mantêm empenhadas juntamente com os Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP, auxiliares civis) em proteger o território".

Em 26 de janeiro, uma dezena de civis já havia sido morta em dois ataques de também alegados fundamentalistas islâmicos em duas localidades do departamento de Dassa.

Ataques mortais atribuídos a extremistas islâmicos continuam a multiplicar-se no Burkina Faso.

Na semana passada, cerca de 50 pessoas morreram nestes ataques, incluindo 31 (22 civis e nove membros das FDS) numa mesma cidade do norte do país.

O Burkina Faso, palco de dois golpes militares em 2022, está enredado desde 2015 uma espiral de violência extremista islâmica que começou anos antes no vizinho Mali e que se espalhou além das suas fronteiras.

A violência deixou milhares de mortos - civis e militares - e cerca de dois milhões de deslocados.

O capitão Ibrahim Traoré, Presidente transitório resultante de um golpe militar em 30 de setembro de 2022 - o segundo em oito meses - estabeleceu como objetivo "recuperar o território ocupado por essas hordas de terroristas".

Leia Também: Pelo menos 15 peregrinos muçulmanos nigerianos mortos no Burkina Faso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório