Mais uma boa notícia entre o caos que se instalou na Turquia e na Síria, após um sismo, ocorrido na madrugada de segunda-feira, ter causado muita destruição em ambos os países e, principalmente, muitas perdas humanas, com registo de mais de 7.000 vítimas mortais.
Vários voluntários e equipas de socorro continuam na linha da frente na tentativa de resgatar mais sobreviventes, que ficaram presos nos escombros de vários edifícios que ruíram após o tremor de terra.
A agência de notícias Demiroren divulgou vídeos que mostram o salvamento de dois irmãos, na cidade de Hatay, na Turquia.
O pequeno Ayaz fala calmamente com as equipas de socorro, antes de sair do meio dos destroços de um prédio e chegar, aparentemente sem ferimentos, aos braços dos bombeiros.
Little Ayaz rescued from debris alive in Hatay #Hatay #earthquake #TurkeyEarthquake #turkiyeearthquake pic.twitter.com/pQpMQs8yIe
— Demiroren News Agency English (@dhaenglish) February 7, 2023
De seguida, a irmã mais velha do menino, embora assustada, também conseguiu sair sã e salva da tragédia.
Ayaz's big sister also rescued from debris alive in Hatay #Hatay #earthquake #TurkeyEarthquake #turkiyeearthquake pic.twitter.com/2Ra172ZVzI
— Demiroren News Agency English (@dhaenglish) February 7, 2023
Há ainda outro caso de sucesso reportado em Hatay. Um menino, que estava preso nos escombros sozinho, foi ajudado por populares, que lhe deram água, comida e cobertores, enquanto esperava pelo resgate.
Little boy stuck at the debris all alone, waiting to be rescued in #Hatay People gave him water, food and blankets while waiting #Turkey #TurkeyEarthquake #earthquake #earthquakeinturkey pic.twitter.com/G2KdgsqSGm
— Demiroren News Agency English (@dhaenglish) February 7, 2023
Recorde-se que um sismo atingiu, na madrugada de segunda-feira, o sul da Turquia e o norte da Síria, provocando a morte de mais de 7.000 pessoas e deixando mais de 20 mil feridas. O apoio internacional começou a chegar à região na manhã desta terça-feira.
Leia Também: "O pai está aqui". Menina retirada de escombros na Síria após mais de 24h