Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ucrânia. Cortes de energia em Odessa devem durar até ao fim da semana

Um grave acidente numa subestação de alta tensão em Odessa, no sábado, levou a cortes de energia de emergência na região.

Ucrânia. Cortes de energia em Odessa devem durar até ao fim da semana
Notícias ao Minuto

18:17 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os cortes de energia, programados na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, podem continuar até ao final da semana, dia 12 de fevereiro, reportou a empresa de abastecimento de energia do país, Ukrenergo.

"O volume disponível de eletricidade gerada ainda é insuficiente para cobrir o consumo total. A eletricidade produzida é distribuída para garantir o funcionamento de energia e infraestrutura crítica  - tubagens de água, caldeiras, hospitais -, bem como para cobrir as necessidades da indústria e da população. As restrições de rede permanecem na região de Odessa", refere a Ukrenergo citada pela estação de televisão Sky News.

Recorde-se que um grave acidente numa subestação de alta tensão em Odessa, no sábado, levou a cortes de energia de emergência na região.

Na sequência do ocorrido, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou que "a situação” era “difícil", sendo “impossível restaurar rapidamente o fornecimento de energia, em particular para a infraestrutura crítica".

O governante ressaltou que, anteriormente, a subestação elétrica já havia sido danificada várias vezes por ataques de mísseis russos.

Logo nessa altura, foram introduzidos cortes de energia de emergência, para retomar a operação do sistema o mais rapidamente possível, e meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica.

Atualmente, a Ukrenergo avança que cerca de 290 mil habitantes da região de Odessa “têm fornecimento de energia muito limitado”.

Os repetidos ataques russos às infraestruturas, principalmente desde outubro do ano passado, já tinham deixado milhões de ucranianos sem energia, aquecimento ou água em todo o país.

Leia Também: Cerca de 280 mil moradores em Odessa sem eletricidade desde sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório