Ucrânia. Cortes de energia em Odessa devem durar até ao fim da semana

Um grave acidente numa subestação de alta tensão em Odessa, no sábado, levou a cortes de energia de emergência na região.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/02/2023 18:17 ‧ 07/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Os cortes de energia, programados na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, podem continuar até ao final da semana, dia 12 de fevereiro, reportou a empresa de abastecimento de energia do país, Ukrenergo.

"O volume disponível de eletricidade gerada ainda é insuficiente para cobrir o consumo total. A eletricidade produzida é distribuída para garantir o funcionamento de energia e infraestrutura crítica  - tubagens de água, caldeiras, hospitais -, bem como para cobrir as necessidades da indústria e da população. As restrições de rede permanecem na região de Odessa", refere a Ukrenergo citada pela estação de televisão Sky News.

Recorde-se que um grave acidente numa subestação de alta tensão em Odessa, no sábado, levou a cortes de energia de emergência na região.

Na sequência do ocorrido, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou que "a situação” era “difícil", sendo “impossível restaurar rapidamente o fornecimento de energia, em particular para a infraestrutura crítica".

O governante ressaltou que, anteriormente, a subestação elétrica já havia sido danificada várias vezes por ataques de mísseis russos.

Logo nessa altura, foram introduzidos cortes de energia de emergência, para retomar a operação do sistema o mais rapidamente possível, e meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica.

Atualmente, a Ukrenergo avança que cerca de 290 mil habitantes da região de Odessa “têm fornecimento de energia muito limitado”.

Os repetidos ataques russos às infraestruturas, principalmente desde outubro do ano passado, já tinham deixado milhões de ucranianos sem energia, aquecimento ou água em todo o país.

Leia Também: Cerca de 280 mil moradores em Odessa sem eletricidade desde sábado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas