Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Após sismos, ONU diz que há sete dias para resgatar sobreviventes

Um responsável da ONU declarou hoje que há apenas uma janela de sete dias para resgatar com vida as pessoas soterradas sob os escombros dos edifícios que ruíram após os sismos que atingiram a Síria e a Turquia.

Após sismos, ONU diz que há sete dias para resgatar sobreviventes
Notícias ao Minuto

12:50 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Turquia

"Esta estimativa é o resultado de inúmeras operações de salvamento em todo o mundo, embora sempre possam haver exceções e as vítimas possam aguentar um pouco mais de tempo", declarou o porta-voz do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Jens Laerke, ao fazer uma primeira avaliação da tragédia causada pelos sismos que atingiram a Turquia e a Síria na segunda-feira.

Para o resgate das vítimas, a ONU mobilizou equipas de avaliação de desastres e também equipas de busca e salvamento, compostas pelos melhores especialistas do mundo nestas tarefas, que já se estão a deslocar para a Turquia, segundo o OCHA.

Além disso, na segunda-feira chegaram a este país doze equipas enviadas por diversos países e prevê-se a chegada de outras 27 entre hoje e quarta-feira.

"O grande desafio agora é o acesso por terra [para estas equipas e os seus equipamentos], já que muitas estradas da região foram destruídas pelos sismos", afirmou Laerke.

Outra dificuldade enfrentada é a falta de veículos para transportar os peritos internacionais, entretanto, as autoridades locais já estão a mobilizar camiões de outras províncias da Turquia para colmatar esta situação.

O primeiro terramoto ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia e próximo da fronteira norte da Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

O balanço das autoridades aponta, até ao momento, para mais de 5.000 mortos nos dois países.

Leia Também: UE já mobilizou cerca de 1.200 socorristas de 21 países para a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório