Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cães estão a morrer envenenados na 'guerra' pelas trufas em Itália

O objetivo dos envenenamentos é acabar com a competição crescente entre caçadores de trufas. Se uns fazem a recolha por hobby, outros levam-no bem a sério - ao ponto de matarem. Um quilo de trufas brancas pode chegar a 4 mil euros, enquanto a preta fica a cerca de 1.800.

Cães estão a morrer envenenados na 'guerra' pelas trufas em Itália
Notícias ao Minuto

11:54 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Centenas de cães, raposas e lobos estão a morrer nas florestas em Itália. Quem lá passa pode encontrar animais em decomposição no chão, com membros rígidos, bocas abertas e olhos ensanguentados, vítimas do veneno que alguns caçadores de trufas escondem em áreas selvagens um pouco por todo o país.

O objetivo destes envenenamentos é acabar com a competição crescente entre caçadores de trufas ao matar os cães, que com olfato privilegiado ajudam os donos a localizar as cobiçadas trufas, um fungo difícil de encontrar e muito apreciado na gastronomia italiana devido ao sabor intenso que possui.

"Há cerca de 30 anos eram poucos os caçadores de trufas e as áreas de recolha eram grandes. Agora, infelizmente, há muito mais caçadores e menos área de procura. A competição é cada vez maior", explicou à agência Efe Stefano Scaccia, secretário da Assotartufai, a associação italiana de apanhadores de trufas.

Apesar de a polícia e as associações salientarem a importância de denunciar envenenamentos, muitos dos caçadores não denunciam a morte dos seus cães por "medo de que as suas zonas de recolha de trufas sejam descobertas", explicou ainda.

Thor, um spaniel de três anos, foi uma das vítimas dessas rivalidades - durante as férias de Natal acompanhava o seu dono, Thomas Morasca, pelos bosques do interior do Lácio, perto de Roma. Foi enquanto se divertia a procurar trufas, que encontrou uma linguiça recheada com estricnina, um veneno que ataca o sistema nervoso central causando dores intensas e violentas convulsões, que mantém quem o ingere consciente até paralisar os pulmões e o coração e causar a morte. 

"A morte de Thor foi muito rápida. Assim que o vi a comer um isco envenenado, tirei-lho da boca, carreguei-o nos braços e corri em direção à aldeia. Ainda não tinha percorrido nem 300 metros quando o cão começou a ter convulsões. Apesar de ter tentado fazê-lo vomitar, não conseguiu evitar a morte", lamenta Thomas.

É que se uns fazem a recolha de trufas por hobby, outros levam-no bem a sério - ao ponto de matarem. Um quilo de trufas brancas pode chegar a 4 mil euros, enquanto a negra fica a cerca de 1.800.

Leia Também: Eleve o clássico 'mac 'n' cheese' e faça esta versão incrível e com trufa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório