Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Menina retirada dos escombros após sismo na Turquia. Eis as imagens

A menor ficou presa sob os escombros de um prédio, que desabou, mas conseguiu ser resgatada com vida. É uma das sobreviventes do sismo que, até agora, provocou mais de 3.600 mortos.

Nos momentos mais angustiantes e difíceis pode encontrar-se a luz ao fundo do túnel. Neste caso, um resgate de uma criança, horas após o sismo que assolou a Turquia e a Síria, esta segunda-feira, ficou registado em vídeo.

Nas imagens, pode ver-se uma menina, cuja idade não foi revelada, a ser retirada dos escombros por um grupo de voluntários e membros dos serviços de emergência.

A menor ficou presa sob os escombros de um prédio, que desabou, mas conseguiu ser resgatada com vida.

As autoridades, profissionais de saúde e centenas de voluntários têm trabalhado sem tréguas nas últimas horas,  fundamentais para a possibilidade de ainda encontrar sobreviventes.

Recorde-se que mais de 3.600 pessoas morreram no terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios divulgados na noite desta segunda-feira.

O número de mortos continua a crescer, com um grande número de pessoas a continuarem presas sob os escombros de milhares de edifícios desmoronados, noticiou a agência France-Presse (AFP).

O tremor de terra ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa) desta segunda-feira, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o sismo registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas, uma das quais de pelo menos 7,6.

O sismo desta segunda-feira foi um dos mais fortes em 100 anos. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, decretou luto nacional de sete dias e as bandeiras serão colocadas a meia haste até ao pôr do sol de domingo.

Leia Também: Criança salva de escombros de sismo na Síria. Imagens são impressionantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório