Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Brasil integra negociações de paz com Exército da Colômbia

O Governo brasileiro aceitou o convite da Colômbia para integrar a Mesa de Diálogo pela Paz com os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), na qualidade de promotor do processo de pacificação.

Brasil integra negociações de paz com Exército da Colômbia
Notícias ao Minuto

20:04 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Colômbia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (Itamaraty) considerou que este processo é "fundamental para a consolidação da paz na Colômbia e de grande importância, consequentemente, para a região e para o mundo", segundo um comunicado no qual deu a conhecer a decisão.

A chamada Mesa de Diálogo entre o Governo colombiano e o ELN já tem como moderadores Cuba, Noruega e Venezuela, e foi convocada em novembro passado, um marco nas iniciativas de pacificação do país propostas pelo Presidente Gustavo Petro.

O Itamaraty lembrou que o Brasil já tinha participado, também na qualidade de país garante da promoção da paz, de outro esforço semelhante para alcançar a pacificação do conflito com o ELN, que terminou sem sucesso em 2019, e expressou agora a sua "satisfação" por poder, mais uma vez, contribuir para a pacificação da Colômbia e da região sul-americana.

Leia Também: Brasil e Grécia reafirmam apoio ao acordo UE-Mercosul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório