Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidentes da Guiné e Senegal viajam terça-feira para a Costa do Marfim

O presidente da Guiné-Bissau viaja esta terça-feira para a Costa do Marfim na companhia do seu homólogo do Senegal, Macky Sall, para assistirem à entrega do prémio Houphouet Boigny, disse hoje fonte da presidência guineense.

Presidentes da Guiné e Senegal viajam terça-feira para a Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

16:50 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Costa do Marfim

Umaro Sissoco Embaló viaja na terça-feira no avião do Presidente do Senegal, Macky Sall que passará por Bissau, através de uma escala no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, precisou a fonte.

O presidente guineense tinha anunciado uma visita do seu homólogo senegalês para hoje, que acabou por não se concretizar.

Os dois chefes de Estado deverão aproveitar a viagem para conversarem sobre temas de interesse comum, com destaque para as queixas de cidadãos guineenses sobre as dificuldades na transposição da fronteira entre os dois países.

Cidadãos guineenses têm vindo a queixar-se de que são cobradas taxas ilegais e às vezes dificultadas as regras a quando tentam entrar no Senegal o que, dizem, contaria o espírito e a letra dos textos da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) a que os dois países pertencem.

No âmbito da CEDEAO existe o princípio de livre circulação de pessoas e bens.

Em declarações aos jornalistas na semana passada, o Presidente guineense, que tinha anunciado a vinda do seu homólogo a Bissau, disse que vai abordar com Macky Sall as críticas dos cidadãos do país quando tentam entrar no Senegal.

O presidente em exercício da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló sublinhou não concordar com a forma como é praticada o princípio de livre circulação de pessoas e bens entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

"Não faz sentido dar autorização de apenas 15 dias a um guineense para entrar com o seu carro no Senegal", afirmou Umaro Sissoco Embaló, propondo "pelo menos uma autorização de seis meses".

A fonte da presidência guineense indicou à Lusa que os dois chefes de Estado vão aproveitar a viagem na terça-feira para falar deste e de outros assuntos.

O prémio Félix Houphouet Boigny, antigo primeiro Presidente da Costa do Marfim, é uma distinção internacional atribuída anualmente na sede da UNESCO, em Paris, a pessoas vivas, instituições ou organizações que tenham contribuído para a promoção, busca, salvaguarda da paz no mundo.

O prémio foi criado em 1990 pela UNESCO.

Na sua edição de 2022 o prémio foi atribuído à ex-chanceler alemã Angela Merkel, que o recebe quarta-feira na cidade marfinense de Yamassoukrou pelas mãos do Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, e da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Leia Também: Guiné-Bissau. Ministro das Finanças promete "disciplina orçamental"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório