Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Corpo da Paz dos EUA avalia possibilidade de regresso a Cabo Verde

O programa Peace Corps (Corpo da Paz), dos Estados Unidos da América, está a avaliar a possibilidade de regressar a Cabo Verde, país onde os voluntários estiveram durante 25 anos até 2013, foi hoje anunciado.

Corpo da Paz dos EUA avalia possibilidade de regresso a Cabo Verde
Notícias ao Minuto

16:38 - 06/02/23 por Lusa

Mundo EUA

A possibilidade foi avançada à imprensa por Julie Burns, conselheira sénior que faz parte de uma equipa que foi hoje recebida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, no âmbito de uma missão ao arquipélago.

"Viemos falar com o primeiro-ministro sobre a possibilidade de a Peace Corps regressar a Cabo Verde, agora estamos apenas a avaliar para ver qual é a viabilidade do regresso ao país", deu conta a porta-voz do grupo de oito membros, especializados em cuidados médios, segurança, administração, ajuda mental, entre outras áreas.

Sem precisar uma data para o retorno ao arquipélago, Julie Burns frisou que poderá demorar algum tempo, desde a avaliação até a tomada de decisão, dependendo também dos recursos.

"Temos um número elevado de países interessados no retorno da Peace Corps e vamos ter de avaliar todos", respondeu a mesma fonte, indicando também que vai requerer o recrutamento de voluntários e prepará-los para as missões.

A agência, criada em 1961, esteve em Cabo Verde durante 25 anos, entre 1988 e 2013, onde 527 voluntários desenvolveram vários projetos, em áreas como a ensino do inglês, desenvolvimento de pequenos negócios, agricultura, desenvolvimento comunitário.

"E todas as áreas são possibilidades no futuro, mas também estamos focados nas mudanças climáticas, que afetam mais países como Cabo Verde", afirmou.

Durante a sua estadia em Cabo Verde, a equipa norte-americana vai renuir com várias outras instituições governamentais, representantes da sociedade civil e cidadãos cabo-verdianos das ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente, Fogo, Sal e Maio.

O Corpo da Paz dos Estados Unidos foi criado pelo Presidente John F. Kennedy em 1961 como uma agência independente e tem atualmente voluntários em 60 países no mundo.

Leia Também: Sismo. "Estou profundamente triste com a perda de vidas", diz Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório