Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo na Turquia e Síria. Putin combina ajuda russa com Erdogan e Assad

O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que vai enviar equipas de resgate para a Turquia e Síria, após conversas telefónicas com os presidentes dos dois países sobre o sismo que matou milhares de pessoas.

Sismo na Turquia e Síria. Putin combina ajuda russa com Erdogan e Assad
Notícias ao Minuto

16:00 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

"Nas próximas horas, as equipas de resgate do Ministério de Situações de Emergência da Rússia partirão para a Síria", anunciou a Presidência russa, após uma conversa telefónica entre Putin e os seus homólogos sírio, Bashar al-Assad, e turco, Recep Tayyip Erdogan.

De acordo com o Kremlin, "o Presidente turco agradeceu calorosamente a Vladimir Putin por uma reação tão rápida e sincera", acrescentando que as autoridades turcas estavam instruídas para aceitar a ajuda das equipas de resgate russas".

Horas antes das conversas telefónicas entre os líderes dos três países, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia já tinha preparado dois aviões para transportar as equipas de ajuda que serão enviadas para a Turquia.

O sismo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor de terra que ocorreu hoje registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

Informações oficiais dão conta do colapso de edifícios nas cidades sírias de Alepo e Hama e em Diyarbakir, na Turquia, neste caso a mais de 300 quilómetros do epicentro.

Mais de 900 edifícios ficaram destruídos nas províncias turcas de Gaziantep e Kahramanmaras, segundo fontes governamentais.

Leia Também: Sismo. Reino Unido vai enviar especialistas e equipamento para a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório