Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sismo. Reino Unido vai enviar especialistas e equipamento para a Turquia

O Reino Unido vai enviar especialistas e cães treinados para a Turquia para ajudar a resgatar as vítimas do terramoto de magnitude 7,8 desta madrugada, anunciou hoje o Governo britânico.

Sismo. Reino Unido vai enviar especialistas e equipamento para a Turquia
Notícias ao Minuto

14:55 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros precisou que vai enviar 76 especialistas em busca e salvamento, quatro cães treinados para este tipo de operações e equipamento como dispositivos de escuta sísmica, ferramentas de corte e fragmentação de betão e material para escoramento dos destroços. 

O Reino Unido também vai enviar uma equipa médica para "avaliar a situação no terreno" e está em contacto com a ONU sobre a necessidade de ajuda humanitária.   

Um voo com destino a Gaziantep, a região turca afetada pelo sismo, deverá partir hoje às 16:00 (mesma hora em Lisboa).

O tremor atingiu o sudeste da Turquia e a Síria e é considerado o maior desde 1939. O tremor de 7,8 de magnitude também se fez sentir no Líbano, Chipre, Israel e Jordânia. 

Para a Síria, "os Capacetes Brancos financiados pelo Reino Unido mobilizaram os seus recursos", adiantou o ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, que se prontificou a "prestar mais apoio, se necessário".

Anteriormente, o primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak tinha expressado as condolências ao povo da Turquia e da Síria pelo terramoto em que mais de mil pessoas perderam as vidas.

"Os meus pensamentos estão com o povo da Turquia e da Síria esta manhã, particularmente com os socorristas que trabalharam tão corajosamente para salvar aqueles que ficaram presos pelo terramoto", afirmou, através da rede social Twitter.

Leia Também: Português na Turquia: "Cada 10, 15 minutos sente-se uma réplica"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório