Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo. Abalos foram registados por sismógrafos na Gronelândia

Os abalos provocados pelo forte sismo que atingiu o sul da Turquia e a Síria, matando cerca de 1.500 pessoas nos dois países, foram sentidos também na Gronelândia, território autónomo da Dinamarca, anunciou hoje o instituto geológico dinamarquês.

Sismo. Abalos foram registados por sismógrafos na Gronelândia
Notícias ao Minuto

13:00 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

"Os fortes sismos na Turquia foram claramente registados nos sismógrafos da Dinamarca e da Gronelândia", disse o sismólogo Tine Larsen.

Segundo o instituto sismológico americano USGS, um primeiro terramoto de magnitude 7,8 ocorreu a meio da noite, às 04:17 locais (01:17 hora de Portugal continental), no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras (sudeste), cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Síria e a uma profundidade de cerca de 17,9 quilómetros.

"As ondas de choque foram registados no sismógrafo da ilha dinamarquesa de Bornholm (no Mar Báltico) cerca de cinco minutos após o início dos abalos", explicou Larsen, acrescentando que o tremor de terra atingiu pouco depois toda a Gronelândia.

No final da manhã, um novo sismo de magnitude 7,5 atingiu o sudeste da Turquia, que também foi sentido na Dinamarca e na Gronelândia.

Este sismo é o maior na Turquia desde o terremoto de 17 de agosto de 1999, que causou a morte de 17.000 pessoas, incluindo mil em Istambul.

O sismo de hoje ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor de terra que ocorreu hoje registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

Informações oficiais dão conta do colapso de edifícios nas cidades sírias de Alepo e Hama e em Diyarbakir, na Turquia, neste caso a mais de 300 quilómetros do epicentro.

Mais de 900 edifícios ficaram destruídos nas províncias turcas de Gaziantep e Kahramanmaras, segundo fontes governamentais.

Leia Também: Sismo. INEM em prontidão para participar nas operações de resgate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório