Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

ONU prepara coordenação de assistência nas áreas afetadas pelo sismo

O escritório das Nações Unidas na Síria anunciou hoje que está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as áreas nas províncias afetadas pelo sismo com epicentro na Turquia que matou mais de 600 pessoas em ambos os países.

ONU prepara coordenação de assistência nas áreas afetadas pelo sismo
Notícias ao Minuto

09:44 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo

"A ONU na Síria expressa as suas mais profundas condolências e solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo terremoto desta manhã e já está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as nossas áreas de alcance na Síria, nas províncias afetadas de Aleppo, Hama, Idlib e Latakia", divulgou o escritório da ONU na sua conta oficial no Twitter.

O Ministério da Saúde sírio confirmou mais 237 mortos e mais de 600 feridos nas províncias de Hama, Tartus, Latakia e nas partes de Aleppo que administra, enquanto os Capacetes Brancos, um grupo de socorristas que opera exclusivamente nas áreas da Síria nas mãos da oposição, indicou que há mais de 120 mortos nas províncias do noroeste de Idlib e Aleppo.

O Centro Nacional de Monitorização Sísmica da Síria disse que o terremoto, que ocorreu perto da fronteira da Turquia com a Síria, foi o "mais forte" registado pelos sistemas sírios desde que entraram em funcionamento, em 1995.

O epicentro do terremoto, que durou cerca de 30 segundos e ocorreu cerca das 04:17 locais (01:17 em Lisboa), foi a região de Kahramanmaras.

O sismo ocorreu a uma profundidade de sete quilómetros, disse a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.

Leia Também: AO MINUTO: UE coordena envio de ajuda à Turquia; Mais de 640 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório